Gestão Eficiente: Minas é o Estado que mais fiscaliza uso de agrotóxicos no país

Mais de 5.000 inspeções foram realizadas em propriedades rurais mineiras, o que corresponde a 41% do total de ações realizadas no Brasil

Minas Gerais, por meio do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), é o Estado que mais fiscalizou o comércio e o uso de agrotóxicos no ano de 2011. Foram realizadas 3.378 fiscalizações em estabelecimentos comerciais, o que correspondem a 18% do total nacional. Além disso, mais 5.472 fiscalizações do uso de agrotóxicos foram feitas em propriedades rurais, correspondendo a 41% do total de ações realizadas em todo o país.

Os dados foram divulgados durante o 10º Encontro Nacional de Fiscalização e Seminário sobre Agrotóxicos (Enfisa), que aconteceu em Curitiba, de 18 a 22 de junho. O evento é o principal fórum de discussão técnica sobre o assunto e tem por objetivo alinhar os procedimentos de cadastro e fiscalização do comércio e do uso do produto no Brasil.

O diretor-geral do IMA, Altino Rodrigues Neto, ressalta que eventos como o Enfisa promovem a interlocução entre os órgãos de defesa sanitária de todo o país com discussões e dados sobre a regulamentação dos agrotóxicos. “Este é um tema atual e de suma importância para os brasileiros”, completa.

Todos os estados envolvidos participaram na elaboração da “Carta de Curitiba”, com encaminhamentos visando à melhoria contínua nos processos de fiscalizações de agrotóxicos em todo o país. Algumas das propostas é a criação de um fundo para ações ligadas ao setor e a realização de diagnósticos para identificar o nível do uso do produto em cada estado.

De acordo com o relatório do Enfisa, Minas é o terceiro estado que mais realizou análises de resíduos de agrotóxicos em espécies agrícolas, preferencialmente frutas, legumes e verduras, como morango, tomate e outros, sendo o que apresentou maiores índices de amostras conformes (92,35%). Espírito Santo é estado que mais realizou ações neste setor, seguido de Pernambuco.

Minas Gerais é ainda, o estado que mais executou ações de educação sanitária, através de palestras e reuniões com a população rural sobre o uso correto de agrotóxicos e afins. Tais ações atingiram 19 mil pessoas em todo o território mineiro. Já o Paraná é o segundo estado a praticar programas educativos, abrangendo 13 mil pessoas.

Ações

Cabe ao IMA fiscalizar o comércio, transporte, armazenamento e uso de agrotóxicos, além da devolução de embalagens vazias desses produtos em Minas. Esse conjunto de ações tem o objetivo de assegurar, além do uso seguro, os cuidados com a saúde dos aplicadores, com o meio ambiente e com a segurança alimentar, através da oferta de produtos mais saudáveis na mesa do consumidor mineiro.

Além das fiscalizações do comércio e seu uso em Minas, o IMA também atua na verificação das condições de armazenamento das embalagens de agrotóxicos e se a comercialização é feita com receituário agronômico exigido por lei. A fiscalização prossegue em todo o estado, nas etapas do transporte e da devolução das embalagens vazias.

Fonte: http://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticias/minas-e-o-estado-que-mais-fiscaliza-uso-de-agrotoxicos-no-pais/

Publicado em 26/06/2012, em Anastasia, Antonio Anastasia, Choque de Gestão, Gestao Pública, Gestão, Gestão Eficiente, Gestão em Minas e marcado como , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: