Gestão da Saúde: Bloco Cirúrgico do Hospital Municipal de Januária é reaberto

A reabertura da unidade e a inauguração do Pronto Atendimento devolvem a estrutura hospitalar para os cidadãos da microrregião

Depois de quase cinco anos sem realizar cirurgias eletivas, o Bloco Cirúrgico do Hospital Municipal de Januária, no Norte de Minas, foi reaberto, na manhã desta terça-feira (26), pelo secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Antônio Jorge de Souza Marques. Durante a solenidade de reabertura da unidade, também foi inaugurado o Pronto Atendimento Municipal, que tem capacidade para realizar 250 atendimentos por dia no âmbito da urgência e emergência.

Segundo o secretário Antônio Jorge, as obras do hospital municipal são fruto do esforço e trabalho sinérgico da Secretaria de Estado de Saúde e do município. “Estamos no início de uma grande reforma do hospital. Neste primeiro momento, foram investidos recursos do Tesouro Estadual da ordem de mais de R$ 1 milhão e já foram liberados mais R$ 6 milhões para construção de novas instalações e da unidade de terapia intensiva. Mas essa reforma e ampliação só estão sendo possíveis porque o município tem sido parceiro do Governo de Minas, organizando o serviço e mantendo a equipe técnica qualificada e pronta para trabalhar”, observa Antônio Jorge.

Além do serviço de urgência e emergência, o Hospital Municipal de Januária também realiza atendimento clínico, pediátrico, cardiológico e obstétrico, beneficiando os municípios de Bonito de Minas, Cônego Marinho, Itacarambi e Pedras de Maria da Cruz, com uma população estimada em 150 mil habitantes.

“A construção do Pronto Atendimento e reabertura do Bloco Cirúrgico são a primeira etapa do projeto de ampliação do hospital, mas, também, representam o cumprimento da etapa mais difícil, que era tornar o atendimento mais humanizado, mais digno. O hospital agora dispõe de espaço e instalações adequadas para o atendimento aos pacientes e isso é resultado de um esforço enorme. Essa inauguração é uma grande conquista não só para a população de Januária, mas para toda a microrregião”, comemora o prefeito de Januária, Maurílio Arruda.

UBS Modelo

Durante sua estada em Januária, o secretário Antônio Jorge também visitou as obras da Unidade Básica de Saúde do bairro São Vicente, que vai abrigar duas equipes do Programa Saúde da Família e já está pronta para funcionar. “A proposta do Governo de Minas é que, a partir de agora, todas as unidades básicas de saúde que forem construídas sejam padronizadas. Aproveito para anunciar em primeira mão que a primeira unidade do Estado a seguir esse padrão será construída em Januária, no bairro Jussara. As obras devem começar no final do mês de outubro”, anuncia o secretário.

Fonte: http://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticias/bloco-cirurgico-do-hospital-municipal-de-januaria-e-reaberto/

Publicado em 26/06/2012, em Anastasia, Antonio Anastasia, Choque de Gestão, Gestao Pública, Gestão, Gestão Eficiente, Gestão em Minas e marcado como , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário