Gestão da Educação: Robô dançarino criado por estudantes de escola estadual volta do México com prêmios na bagagem

Estudantes da Escola Estadual Afonso Pena Júnior, de São Tiago, participaram de competição internacional de robótica na última semana.Alunos da Escola Afonso Pena Jr. chegaram em Confins com prêmios e boas  recordações na bagagem.
Alunos da Escola Afonso Pena Jr. chegaram em Confins com prêmios e boas recordações na bagagem.

Depois de quase um ano de dedicação e treinamento, a recompensa. Composta por seis alunos da Escola Estadual Afonso Pena Jr., em São Tiago, no Campo das Vertentes, a equipe Café-com-Byte-Júnior conquistou dois troféus em uma das maiores competições de robótica do mundo: a RoboCup 2012, realizada no México entre os dias 18 e 24 de junho. Os estudantes retornaram nesta terça ao Brasil, pelo Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins.

“Conquistamos o troféu de melhor programação e um no ‘Super Teen’, no qual foram formadas equipes com integrantes de três nacionalidades diferentes e tínhamos que montar uma coreografia para apresentar. Nossa equipe tinha integrantes da China e da Alemanha. Montamos a coreografia em dois dias”, ressalta uma das orientadoras da equipe, Alda de Paiva Castro.

A Café-com-Byte-Júnior competiu na categoria Dance Challenge da RoboCup Júnior. Nessa categoria, seis robôs foram programados para executar passos de Hip Hop e seguir os movimentos do estudante do 8º ano do ensino fundamental, Alisson Nascimento Viégas. “Eu era o dançarino da equipe. O robô tinha que acompanhar meus movimentos e interagir comigo, além de acompanhar o ritmo e o tempo da música”, conta.

Para Alisson, na bagagem a equipe não está trazendo apenas troféus, mas também novas experiências. “A participação na competição só trouxe coisas boas. Tivemos a oportunidade e interagir com equipes de vários lugares do mundo e também conhecemos alguns pontos turísticos do país. Conhecemos as pirâmides e a igreja de Guadalupe. Também aprendemos sobre a cultura dos mexicanos”, relata.

Para os alunos da escola, os troféus conquistados no RoboCup não serão o fim de uma trajetória de sucesso. “Vamos voltar para São Tiago e começar a trabalhar em um novo robô para participarmos da etapa regional da Olimpíada Nacional de Robótica (OBR), que acontece em São João del-Rei. Nessa competição, vamos construir um robô novo, que vai fazer resgate. Ele vai ter que seguir em linha reta, desviar de obstáculos e resgatar uma vítima”, afirma o estudante do 8º ano do ensino fundamental, Talles Gabriel Sousa Caputo.

Ao todo, seis equipes da Escola Estadual Afonso Pena Jr. participarão da competição. Foi justamente uma medalha de prata na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) que permitiu a ida da equipe para a competição no México.

Festa em São Tiago

A equipe que passou mais de sete dias no México e está sendo esperada com festa em São Tiago. “Tem uma festa esperando os alunos. Foi montado um palanque na rua e os outros alunos vão estar lá para recebê-los”, afirma a diretora da Maria Auxiliadora Lara Silva. A gestora ressalta ainda a importância do apoio da Secretaria de Estado de Educação e da prefeitura de São Tiago. “A escola não tem recurso diretamente arrecadado e para o nosso crescimento precisamos de apoio. A prefeitura nos ajudou nas inscrições e transporte e a secretaria nos auxiliou com as passagens, entre outras coisas”, conclui.

Fonte: http://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticias/robo-dancarino-criado-por-estudantes-de-escola-estadual-volta-do-mexico-com-premios-na-bagagem/

 

Publicado em 26/06/2012, em Anastasia, Antonio Anastasia, Choque de Gestão, Gestao Pública, Gestão, Gestão Eficiente, Gestão em Minas e marcado como , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: