Gestão da Educação: projeto ajuda alunos a escolherem curso universitário no Triângulo

Escola de Araguari realiza palestras e debates de alunos com profissionais já graduados sobre formação e mercado de trabalho em várias áreas.

Divulgação / SEE
Ex-alunos da escola e profissionais já formados falam para os estudantes os desafios do curso e da profissão.
Ex-alunos da escola e profissionais já formados falam para os estudantes os desafios do curso e da profissão.

Humanas, exatas, saúde ou sociais aplicadas. São muitas as áreas disponíveis para quem deseja se graduar. Para que o aluno não fique sozinho na hora da decisão, educadores da Escola Estadual Professor Antônio Marques, em Araguari, no Triângulo Mineiro, resolveram aproximar os alunos do mundo acadêmico e profissional, com o projeto “De Olho no Futuro”. Por meio dessa iniciativa, os estudantes do ensino médio assistem a palestras sobre as diversas áreas de graduação. O interessante do projeto é que os palestrantes são ex-alunos da escola que estudam ou já se formaram no ensino superior.

“Eu estou trazendo o aluno que está hoje na universidade. Ele vem contar o seu passo a passo, a sua trajetória até chegar à faculdade. Porém, eu também tenho que trazer o ex-aluno que já está no mercado de trabalho. Assim, eles mostram aos nossos estudantes, que assim como eles, os atuais alunos da escola também são capazes. É um exercício de motivação”, explica a especialista em educação e coordenadora do projeto, Irazilda Maria Ferreira Baltazar.

Normalmente, as palestras ocorrem uma vez ao mês e atendem 1.200 alunos do ensino médio. Os palestrantes, que atualmente estudam em universidades públicas ou particulares, informam os estudantes sobre o curso que fazem, as oportunidades no mercado de trabalho e sobre o próprio ambiente acadêmico. “Eles ficam muito curiosos e muito preocupados em entender. Após as palestras, eles aproveitam o recreio para conversarem com os ex-alunos. Nos meses de setembro e outubro, vamos trazer uma psicóloga para o trabalho de orientação vocacional com os nossos alunos”, adianta a coordenadora.

Frequentador assíduo das palestras desde o 1º ano do ensino médio, Cleidson Henrique Cordeiro Vieira, de 17 anos, acredita que o momento é uma oportunidade para os alunos escolherem a carreira que desejam seguir. “Muito interessante, porque ajuda a ter noção como é o curso, a profissão, a faculdade em si. Ajuda a pessoa a conhecer bem a área que quer seguir. Eu assisto desde o primeiro ano e já decidi que vou fazer Engenharia Elétrica”, conta o estudante que cursa o 3º ano do ensino médio.

Para a aluna Laura Caroline de Melo Fernandes, de 16 anos, o projeto vem em uma fase importante da vida dos jovens. “Sei que ainda somos muito novos, mas precisamos de um incentivo, algum que nos estimule a escolher uma carreira profissional. Vai vir um ex-aluno que fez engenharia civil na escola e eu vou ouvir ele.”, ressalta a estudante.

Desde que teve início, em 2009, o projeto “De Olho no Futuro” tem contribuído para a conscientização dos estudantes quanto ao futuro profissional. Apenas no último vestibular da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), 180 alunos da Escola foram aprovados na instituição pelo Programa de Ação Afirmativa de Ingresso no Ensino Superior (PAAES).

Fonte: http://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticias/projeto-ajuda-alunos-a-escolherem-curso-universitario-no-triangulo/

Publicado em 26/06/2012, em Anastasia, Antonio Anastasia, Choque de Gestão, Gestao Pública, Gestão, Gestão Eficiente, Gestão em Minas e marcado como , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: