Governo de Minas: Antonio Anastasia fala a empresários paulistas sobre administração mineira

 

Durante palestra na Associação Comercial de São Paulo, governador falou do processo de melhoria da gestão em Minas e dos avanços das políticas públicas

Imprensa MG
"Em Minas, planejamento voltou a ser um instrumento adequado de gestão", disse Anastasia
“Em Minas, planejamento voltou a ser um instrumento adequado de gestão”, disse Anastasia

O governador Antonio Anastasia proferiu palestra, nesta segunda-feira (25), em São Paulo, sobre o processo de modernização da administração pública em Minas Gerais. Durante evento, na Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Anastasia destacou que, a partir do planejamento e da eficiência da gestão, foi possível alavancar a economia do Estado, atrair investimentos e, assim, melhorar significativamente os indicadores de desenvolvimento social de todas regiões mineiras.

Em 2003, o Governo de Minas implantou o Choque de Gestão, a primeira etapa da transformação da administração no Estado, o que levou ao equilíbrio das contas públicas, bem como eliminar o déficit fiscal.

“Fizemos um esforço grandioso para colocar as condições financeiras de Minas Gerais em ordem. Conseguimos um empréstimo de ajuste fiscal do Banco Mundial, sem contrapartida do Estado e, com isso, Minas tornou-se o case do sucesso do Bird, justamente por apresentar resultados concretos com os recursos aplicados. Depois disso, começamos a investir, com a credibilidade e o crédito devolvidos, passando a apresentar esses resultados das políticas públicas para a sociedade”, destacou o governador.

Após a consolidação do equilíbrio fiscal e do gerenciamento intensivo de projetos, em 2007, foi implantada a segunda fase do Choque de Gestão, que ficou conhecida como Estado para Resultados, com apresentação de resultados das políticas públicas para a sociedade. Foi colocado em prática o Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (2007-2023), com a meta de consolidar resultados em diversas áreas.

“A partir daí, o planejamento voltou a ser um instrumento adequado de gestão. Vendo os resultados das ações, passamos a planejar a médio e a longo prazo. Tudo pontuado pela qualidade fiscal e eficiência na gestão pública. Focamos na educação de qualidade, vida saudável, protagonismo juvenil, investimento e valor agregado da produção; inovação, tecnologia e qualidade; redução da pobreza e inclusão produtiva; qualidade ambiental, defesa social, entre tantas outras”, disse.

Entre 2008 e 2011, Minas obteve uma taxa acumulada de 14,4% de crescimento do PIB. No período de 2003 a 2011, o Estado registrou recorde absoluto na história brasileira em atração de investimentos. Além disso, houve aumento de 43% do PIB per capita nos últimos cinco anos. Minas é, hoje, o 2º estado em arrecadação de Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS).

Cidadão em primeiro lugar

Em 2011, iniciou-se a terceira geração do Choque de Gestão, a Gestão para a Cidadania, com o objetivo de aproximar, no dia a dia, o Estado das pessoas. O principal objetivo é fazer com que as pessoas se sintam integrantes das políticas públicas, mostrando que o governo sozinho não é capaz de modificar a realidade.

Para o governador, é preciso promover o engajamento e o comprometimento do setor privado, terceiro setor e cidadãos para, em cooperação com o governo, transformar o futuro do Estado.

“É imprescindível, para consolidação das políticas públicas, que as pessoas se sintam coautoras dessas políticas. Governo é também sociedade articulada, por isso é preciso permitir que o cidadão se integre a ele. Queremos que as pessoas percebam que no momento em que inauguramos uma escola, reformamos uma estrada, instalamos uma unidade básica de saúde, elas devem cuidar desses patrimônios. O cidadão precisa se considerar integrante desse esforço”, ressaltou Anastasia.

A empresários e lideranças políticas ligados à Associação Comercial de São Paulo, o governador Antonio Anastasia enfatizou que são dez os desafios estratégicos da Gestão da Cidadania. Entre outros ele citou a redução da pobreza e das desigualdades, aumento da empregabilidade e das possibilidades de realização profissional, desenvolvimento e diversificação da economia mineira, o estímulo à inovação, além de ações visando ampliar o acesso à saúde, mais segurança e a transformação da sociedade pela educação e cultura.

Anastasia listou os principais projetos em desenvolvimento em Minas, com vistas a enfrentar esses desafios. Dentre eles, o Programa de Intervenção Pedagógica (PIP) e o Programa de Educação Profissionalizante (PEP), que visam melhorar o desempenho dos alunos por meio da capacitação de profissionais da educação e o Mães de Minas, com o objetivo de reduzir a mortalidade infantil, com foco na saúde da gestante.

Ele citou ainda o Programa de Agregação de Valor do Produto Mineiro (ProValor); a implantação de Regiões e Áreas Integradas de Segurança Pública; o Programa Travessia; Plug Minas e Poupança Jovem; o Circuito Cultural da Praça da Liberdade; o Caminho de Minas; projetos de infraestrutura esportiva; as parcerias público-privadas (PPPs) em diversos serviços, entre elas a que pretende a eliminação correta de todo o resíduo sólido urbano, gerado na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e a Meta 2014, de revitalização da Bacia do Rio das Velhas.

Fonte: http://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticias/antonio-anastasia-fala-a-empresarios-paulistas-sobre-administracao-mineira/

Anúncios

Publicado em 25/06/2012, em Anastasia, Antonio Anastasia, Choque de Gestão, Gestao Pública, Gestão, Gestão Eficiente, Gestão em Minas e marcado como , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: