Gestão da Saúde: 76,3% dos mineiros já estão vacinados contra a poliomielite

A meta é chegar ao final da campanha de vacinação com 95% das crianças protegidas

Henrique Chendes
Crianças de 0 a 5 anos tem até sexta-feira (6) para vacinar
Crianças de 0 a 5 anos tem até sexta-feira (6) para vacinar

Uma semana após o início da campanha de vacinação contra a poliomielite, o estado de Minas Gerais já imunizou 76,3% das crianças de 0 a 5 anos, com a aplicação de 980.793 mil doses. Esse resultado positivo se deve ao trabalho de mais de 25 mil profissionais em aproximadamente 7.280 postos fixos e volantes que foram disponibilizados pelo Estado.

A meta é imunizar 95% de todos as crianças do estado até o último dia da campanha, sexta-feira (6). Diversos municípios como Confins, Esmeraldas, Mário Campos, Piedades dos Gerais, Rio Manso, Cipotânea, Pocrane, entre outros, já ultrapassaram essa marca. O município de Catuti, por exemplo, que pertence a Gerência Regional de Montes Claros, já atingiu 100% da cobertura. No entanto, as cidades de Berilo, Chapada do Norte, Santa Cruz de Salinas e Dom Joaquim não atingiram nem 50%.

A poliomielite, mais conhecida como paralisia infantil, é uma doença viral que atinge principalmente as crianças. Sua transmissão se dá através do contato direto com pessoas infectadas, pela via fecal-oral ou, secundariamente, por meio de gotas de secreção expelidas pelo doente ao falar, tossir ou espirrar. De acordo com a coordenadora de Imunização da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Tânia Brant, as más condições de saneamento, higiene pessoal e o elevado número de crianças numa mesma casa favorecem a disseminação da doença.

“A maior parte das infecções apresentam poucos sintomas ou se assemelham com a aparência de outras doenças virais como a gripe ou infecções gastrintestinais como náusea, vômito, constipação, dor abdominal e, raramente, diarréia. Cerca de 1% dos infectados pelo vírus pode desenvolver a forma paralítica da doença, que se manifesta nos membros inferiores”, explicou a coordenadora.

Vacinação

O Programa Nacional de Vacinação contra a Poliomielite foi implantado no país em junho de 1980, e em 1989 o estado da Paraíba, na região Nordeste, registrou o último caso da doença no Brasil.

Já em 1994, 14 anos após a implantação desse programa de imunização o país recebeu a certificação do bloqueio da transmissão do vírus da poliomielite. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) a vacina oral contra o vírus é a única maneira de erradicar a doença.

Fonte: http://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticias/763-dos-mineiros-ja-estao-vacinados-contra-a-poliomielite/

Publicado em 25/06/2012, em Anastasia, Antonio Anastasia, Choque de Gestão, Gestao Pública, Gestão, Gestão Eficiente, Gestão em Minas e marcado como , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: