Gestão da Educação: jovens de Almenara assistem à aula inaugural do Projovem Trabalhador

Participam do programa estadual 15 mil jovens de 107 municípios dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Norte de Minas

Ana Flávia de Oliveira
Mais de 100 jovens se reuniram na Praça Benício de Almeida, em Almenara
Mais de 100 jovens se reuniram na Praça Benício de Almeida, em Almenara

A Secretaria de Estado de Trabalho e Emprego (Sete) realizou a aula inaugural do Projovem Trabalhador/Juventude Cidadã em Almenara, no Vale do Jequitinhonha. Participam do programa 15 mil jovens de 107 municípios nas regiões dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Norte de Minas, com idade entre 18 e 29 anos. Cerca de três mil vagas estão voltadas para 37 municípios das regiões dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, sendo 210 para Almenara nas áreas de administração, saúde e alimentação.

Realizada na última sexta-feira (22), a aula inaugural aconteceu em clima descontraído na Praça Benício de Almeida, no Centro da cidade e contou com a participação de autoridades, empresários e mais de 100 alunos uniformizados. Gilcimar Alves dos Santos era um deles e estava empolgado com o início das aulas. Matriculado na turma de agente de saúde, ele acredita que, com a qualificação, terá a chance de melhorar os rendimentos e, consequentemente, a qualidade de vida. “Eu já trabalho na área de serviços gerais e agora, com esse novo curso, vou aprender uma nova profissão e ter mais oportunidades de trabalho aqui na minha cidade”, explica.

Durante o evento, o secretário de Estado de Trabalho e Emprego, Hélio Rabelo, destacou o esforço do Governo de Minas para a realização de um trabalho que sirva de referência para o programa em todo o país. “Para fazermos um trabalho de sucesso, estamos mobilizando toda a nossa equipe nos pólos para atuar com transparência e eficiência. Contamos com o empenho de vocês, jovens, para que possamos fazer o melhor Projovem do Brasil”, afirmou.

Segundo o coordenador estadual do programa, Anderson Chaves, ao final da capacitação, os alunos da edição atual servirão de exemplo para outros jovens que quiserem ingressar no projeto. “Nós temos como meta observar as oportunidades de emprego a fim de inserir, pelo menos, 30% dos nossos alunos no mercado de trabalho ao final do Projovem”, salientou.

Os alunos conferiram ainda uma palestra com o administrador e professor universitário Adriano Queiroz. Com o tema: “Motivando para o sucesso, paixão por vencer”, ele prendeu a atenção dos jovens e interagiu, passando orientações sobre coragem e confiança como forma de manter a autoestima e atingir o sucesso profissional.

O programa

O Projovem Trabalhador – Juventude Cidadã objetiva ampliar o atendimento aos jovens excluídos da escola e da formação profissional, permitindo o seu reingresso no processo educacional, recebimento de qualificação profissional e acesso a ações de cidadania, inserção no mundo do trabalho, esporte, cultura e lazer. É desenvolvido em Minas Gerais pela Secretaria de Estado de Trabalho e Emprego, em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego.

O programa tem a duração de seis meses, sendo dividido em aulas teóricas e práticas. Os cursos de qualificação profissional ofertados pelo Projovem Trabalhador são divididos em 22 arcos ocupacionais como Administração, Construção e Reparos, Esporte e Lazer, Gestão Pública e Terceiro Setor e Saúde, entre outros. Os participantes do projeto recebem auxílio no valor de R$ 600, distribuídos em 6 parcelas de R$ 100, comprovada frequência de, no mínimo, 75% nas atividades.

Fonte: http://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticias/jovens-de-almenara-assistem-a-aula-inaugural-do-projovem-trabalhador/

Publicado em 25/06/2012, em Anastasia, Antonio Anastasia, Choque de Gestão, Gestao Pública, Gestão, Gestão Eficiente, Gestão em Minas e marcado como , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: