Gestão da Educação: escolas iniciam aulas do Aprofundamento de Estudos

Secretaria de Estado de Educação já autorizou 270 escolas da rede estadual a iniciarem as aulas do Aprofundamento de Estudos

A Secretaria de Estado de Educação desenvolveu o programa Aprofundamento de Estudos, voltado para os alunos do ensino médio da rede estadual. O programa tem como objetivo incentivar o hábito de estudo em tempo integral e assim melhorar o desempenho dos alunos em sala de aula e em atividades externas. A SEE já autorizou 270 escolas a iniciarem as aulas do Aprofundamento de Estudos.

A Escola Estadual Deputado Simão da Cunha, em Betim, Região Metropolitana de Belo Horizonte, está entre as escolas que já receberam autorização da SEE para iniciar as aulas do programa. Esse é o segundo ano que a escola participa do projeto, lá as aulas do programa são ministradas três vezes por semana. “Este ano, para formar as turmas fizemos um mutirão e levamos os alunos para tirar o CPF, que é documento necessário para a inscrição do estudante. Os alunos gostam muito das aulas do projeto e o resultado positivo pode ser comprovado com os bons resultados nos vestibulares. Os professores também fazem um trabalho maravilhoso”, afirma a diretora da escola, Marli Souza.

A estudante Débora Marçal de Souza vai para escola, em horários alternativos, aprimorar seus conhecimentos em Matemática, Língua Portuguesa, Física e Química. “Eu decidi fazer as aulas para aprender mais. Tem coisas que estão sendo ensinadas no Aprofundamento que eu já tinha visto na aula, mas tinha esquecido. Além disso, as aulas podem me ajudar na hora do vestibular”, ressalta a estudante do 1º ano do ensino médio da Escola Estadual Deputado Simão da Cunha.

Na Escola Estadual Messias Pedreiro, em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, as aulas também são oferecidas três vezes por semana. Além de Língua Portuguesa e Matemática também são ofertadas as disciplinas de Química, Física e Biologia. O professor de Biologia, Ulisses Pagliuso Júnior, conta como são as aulas. “Aqui na escola são seis turmas. O Aprofundamento se baseia mais em exercícios. Pegamos questões que já foram aplicadas em vestibulares, principalmente no concurso da Universidade Federal de Uberlândia, que é o foco dos nossos alunos. A partir dos exercícios ministramos os conteúdos”.

Escolas ainda podem se inscrever no Aprofundamento de Estudos

As inscrições para o Aprofundamento de Estudos continuam abertas. A inscrição de alunos, turmas e professores que irão atuar no Aprofundamento deverá ser feita pelo diretor da escola no link do site da Secretaria de Estado de Educação. Desde que foi aberto o período de inscrições, mais de 33 mil estudantes já foram inscritos.

Para efetivação do cadastro é necessário que as escolas tenham turmas de no mínimo 25 alunos e no máximo 30. Além disso, os professores interessados em ministrar as aulas do projeto deverão ter, entre outras coisas, experiência pedagógica no desenvolvimento de atividades inovadoras, além de disponibilidade para participar de cursos de capacitação que poderão ser ofertados pela SEE. As aulas do projeto serão ministradas no contraturno escolar do aluno. Porém, as escolas também poderão utilizar sextos horários para o desenvolvimento do projeto.

Em 2012, serão ofertadas 100 mil vagas aos alunos do ensino médio. Os conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática serão ofertados em todas as turmas. Além disso, poderão ser incorporadas mais três disciplinas de interesse dos alunos.

Fonte: http://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticias/escolas-iniciam-aulas-do-aprofundamento-de-estudos/

Publicado em 22/06/2012, em Anastasia, Antonio Anastasia, Choque de Gestão, Gestao Pública, Gestão, Gestão Eficiente, Gestão em Minas e marcado como , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: