Governo de Minas: município de Ipatinga vai ganhar Centro de Internação Provisória de Menores

Informação foi divulgada, nesta quinta-feira (21), durante reunião estratégica da cúpula do Sistema de Defesa Social

Divulgação/Seds
A reunião contou com a presença de várias autoridades locais e regionais
A reunião contou com a presença de várias autoridades locais e regionais

Ipatinga, no Leste de Minas, ganhará, no segundo semestre deste ano, um Centro de Internação Provisória para acautelamento dos adolescentes autores de atos infracionais das 97 cidades que compõem a 12ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp). O espaço funcionará, temporariamente, em um imóvel da Polícia Civil, localizado no centro do município, até que sejam concluídas as obras do Centro Socioeducativo de Santana do Paraíso, que começam neste ano.

A informação foi divulgada, nesta quinta-feira (21), durante reunião estratégica da cúpula do Sistema de Defesa Social com as lideranças policiais da 12ª Risp. O encontro é o segundo da metodologia Igesp (Integração da Gestão em Segurança Pública) a acontecer no interior do Estado neste ano e teve como objetivo definir metas e estratégias de prevenção e combate aos crimes violentos nas cidades da região integrada. Na quarta-feira (20), a cúpula da Defesa Social discutiu ações de segurança pública no município de Montes Claros, sede da 11ª Risp.

A reunião do comando foi realizada na sede do 12º Departamento de Polícia Civil, no bairro Iguaçu, em Ipatinga, e contou com a presença de várias autoridades locais e regionais. O secretário de Estado de Defesa Social, Rômulo Ferraz, o comandante geral da Polícia Militar, coronel Márcio Martins Sant´anna, e a chefe adjunta da Polícia Civil, Maria de Lurdes Camilli, coordenaram os trabalhos.

De acordo com Rômulo Ferraz, o local onde funcionará o Centro de Internação Provisória passará por uma adaptação e terá capacidade para cerca de 40 internos. A unidade contará com uma equipe da Subsecretaria de Atendimento às Medidas Socioeducativas (Suase) da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), que será formada por agentes socioeducativos, psicólogos e assistentes sociais, e seguirá as normas do Sistema Nacional Socioeducativo (Sinase). “A medida será muito importante, pois contribuirá positivamente para o trabalho de segurança pública desenvolvido na região, além de trazer tranquilidade à população”, destacou o secretário Rômulo Ferraz.

Para a subsecretária de Atendimento às Medidas Socioeducativas, Camila Nicácio, a unidade de Internação Provisória foi pensada para suprir a demanda regional até que o Centro Socioeducativo de Santana do Paraíso seja construído. “O espaço será dedicado àqueles adolescentes que cometeram atos infracionais graves”, disse. “Paralelamente a essa iniciativa, a Suase reafirma junto às policias Militar e Civil e todos os órgãos do Judiciário, a necessidade do município investir em medidas de Meio Aberto”, concluiu.

Integração

Ipatinga é a segunda cidade do interior do Estado a receber a cúpula da Defesa Social. Os encontros, que começaram, nesta quarta-feira (20), em Montes Claros, seguirão até o final do ano com todos os comandantes das regiões da Polícia Militar e chefes de departamentos regionais da Polícia Civil nas 18 Risps do Estado. Nas três Risps da Região Metropolitana de Belo Horizonte, onde a dinâmica já foi iniciada, houve redução de 15% dos homicídios entre os meses de março e abril deste ano.

Além do Centro de Internação Provisória, foram discutidos também demandas prioritárias da região como a criação, em 2013, de um Núcleo de Prevenção à Criminalidade com o programa Fica Vivo!, em Coronel Fabriciano, e a diminuição dos índices criminalidade, sobretudo de homicídios. “Há uma série de medidas práticas adotadas e de prevenção, principalmente a atuação integrada das polícias, que já vem surtindo efeito na redução dos crimes violentos na 12ª Região Integrada”, disse o secretário Rômulo.

“Essa reunião é um complemento de outros encontros que já vêm sendo desenvolvidos nos últimos meses, onde traçamos algumas estratégias que hoje foram ratificadas. Nosso foco principal é diminuir o número de homicídios, principalmente em Ipatinga e Coronel Fabriciano. Acredito que em breve teremos resultados satisfatórios”, disse o chefe do 12º Departamento, Walter do Rosário Souza Felisberto.

O comandante da 12ª Região de Polícia Militar, coronel Geraldo Henrique da Silva, ressaltou que os serviços de inteligência das polícias Militar e Civil estão trabalhando em conjunto para identificar onde estão os focos de maior criminalidade da região. “Nesse momento, a Polícia Militar mantém um trabalho intenso com a Polícia Civil para definir as estratégias e atuar fortemente na redução dos homicídios na área da Risp”, finalizou.

Fonte: http://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticias/municipio-de-ipatinga-vai-ganhar-centro-de-internacao-provisoria-de-menores/

Publicado em 21/06/2012, em Anastasia, Antonio Anastasia, Choque de Gestão, Gestao Pública, Gestão, Gestão Eficiente, Gestão em Minas e marcado como , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: