Gestão Anastasia: capacitação para a Copa de 2014 vai beneficiar 15 mil em Minas

Desde o ano passado, o Governo de Minas desenvolve capacitação de profissionais nas áreas da saúde, educação, segurança e da ciência e tecnologia.

Divulgação / Plugminas
Ludimila Kai, da Secopa, fala sobre a Copa do Mundo em Minas Gerais a estudantes do curso Laboratório de Culturas do Mundo, do Plug Minas.
Ludimila Kai, da Secopa, fala sobre a Copa do Mundo em Minas Gerais a estudantes do curso Laboratório de Culturas do Mundo, do Plug Minas.

Cerca de 15 mil pessoas serão capacitadas em Minas Gerais até 2014 para a Copa do Mundo da FIFA Brasil através de programas firmados pelos governos federal, estadual e municipal. Desde o ano passado, o Governo de Minas desenvolve capacitação de profissionais nas áreas da saúde, educação, segurança e da ciência e tecnologia. Por meio da Secretaria de Estado Extraordinária da Copa (Secopa), foram firmados diversos acordos com secretarias estaduais, como a Secretaria de Estado de Turismo (Setur), e importantes instituições, quais sejam o Sebrae, Plug Minas, CDL, Sesc e o Senac.

Dentre os acordos estaduais, destaca-se o Laboratório de Culturas do Mundo, desenvolvido pela Secopa em parceria com o Plug Minas e o Sebrae, através do qual são oferecidos cursos de idiomas para estudantes da rede pública de ensino. São 240 vagas, divididas em 180 para turmas de inglês (ministradas pela Cultura Inglesa) e 60 de espanhol (Instituto Cervantes). Os cursos em andamento, que duram dois anos e meio, já apresentam resultados positivos. “Com essa iniciativa, temos a chance de trabalhar na Copa. Estamos nos movimentando junto com o país e com Belo Horizonte”, diz Izabela Borges, estudante do Plug Minas.

Michele Moreira, 22 anos, conta sobre sua experiência depois das aulas de espanhol. “Fui à uma festa e havia duas mulheres espanholas. Quando percebi que elas não eram daqui, quis praticar meu espanhol para interagir. Gostaria de trabalhar na Copa, seria uma oportunidade única”, revela.

Em outra parceria, Secopa e Setur vão lançar em breve um pacote de capacitações para cerca de 1.300 interessados nas áreas de turismo e hotelaria no Estado. Para o secretário da Secopa, Sergio Barroso, a assinatura de termos de cooperação técnica resulta em iniciativas essenciais na preparação de Minas Gerais para sediar as Copas do Mundo e das Confederações. “Copa do Mundo se faz com envolvimento social para que todos se sintam parte desse grande evento esportivo”, reforça.

Prefeitura 

Entre as iniciativas de capacitação para a Copa 2014 da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, destaca-se o termo de cooperação a ser firmado com a Polícia Militar de Minas Gerais para realização, em agosto, do curso de capacitação em turismo. Serão oferecidas 60 vagas por mês durante 17 meses para o efetivo da corporação, totalizando 1.020 alunos até a Copa 2014. A Guarda Municipal de Belo Horizonte também está sendo preparada, por meio de cursos de inglês e espanhol oferecidos pela Secretaria Municipal de Educação. A meta a médio prazo é atingir todo o contingente da Guarda, formado por 2.330 agentes, com a capacitação em pelo menos uma língua estrangeira.

A PBH também concluiu, em maio, a certificação de aproximadamente 100 pessoas nos cursos de agente de informações turísticas, recepcionista em meios de hospedagem, camareira em meios de hospedagem e coordenador de eventos sociais. “Esse curso foi realizado com recursos próprios e ministrado pelo Senac”, explica Neuma Horta, coordenadora do projeto de capacitação desenvolvido pela Belotur e Comitê Executivo Municipal da Copa 2014.

Já o Governo Federal também qualificou cerca de 1.500 jovens pelo programa Bem Receber Copa. E agora foi lançado o Projeto Pronatec na Copa, no qual serão 240 mil vagas até 2014 em idiomas, libras e diversas áreas do turismo. “Um dos grandes legados do Mundial será a qualificação de vários profissionais no interior do estado, que estarão mais preparados para atuar em eventos que exigem atendimento a estrangeiros”, conclui Barroso.

Fonte: http://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticias/capacitacao-para-a-copa-de-2014-vai-beneficiar-15-mil-em-minas/

Publicado em 21/06/2012, em Anastasia, Antonio Anastasia, Choque de Gestão, Gestao Pública, Gestão, Gestão Eficiente, Gestão em Minas e marcado como , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: