Governo de Minas: Rede mineira de CVTs se destaca na programação da Rio+20

As ações da Rede foram apresentadas na Cúpula Mundial da Cidadania Inclusiva e Voluntariado

A Rede de Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) marcou presença na “Rio+20 e Você”, programação paralela à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável  que visa compartilhar práticas de sucesso e estimular a responsabilidade socioambiental na sociedade civil.

O diretor de tecnologia da Sectes, Olivan Rodrigues, apresentou o projeto na Cúpula Mundial da Cidadania Inclusiva e Voluntariado. As ações dos CVTs mineiros também foram apresentadas na Cúpula Mundial de Economia Criativa e Turismo Verde e na II Jornada Internacional de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis, realizadas na última semana.

Durante a participação no painel “As Organizações Não Governamentais Corporativas e a Interdependência da Economia Social Inclusiva no Contexto do Desenvolvimento Sustentável”, Olivan Rodrigues afirmou que a Rede de CVTs forma um voluntariado responsável e de mais qualidade, uma vez que seus monitores ajudam a criar um ponto de encontro nas comunidades atendidas, onde diversas questões são discutidas, videoconferências são assistidas, e laboratórios específicos de aprendizado são promovidos para a capacitação de pessoas.

“A Rede de CVTs tem muito a contribuir para o voluntariado mineiro, pois ela gera relações. Fizemos um festival de projetos na Rede que teve adesão maciça das unidades. Tivemos 84 projetos que melhoraram os municípios onde há CVTs. Cada unidade montou seu tema e agiu de acordo com sua cidade. De forma sozinha? Não. Foi com a ajuda da comunidade, no sentido de estar fazendo algo de melhor para os seus cidadãos”, afirmou Olivan Rodrigues.

Ele acrescentou ainda que tais iniciativas da Rede gerarão um marketing positivo, pois as pessoas envolvidas começarão a entender a necessidade de se organizarem, participarem, fazerem algo melhor para a sociedade. “Os CVTs são agentes transformadores da sociedade e agora mais ainda, com os investimentos que estão sendo feitos pelo Governo de Minas. Os Centros estão passando por uma transformação tecnológica, e a tendência é que estejamos preparados para dar um salto de qualidade nessa questão do voluntariado, em especial no que toca à formação do ser humano”, concluiu.

Rede Mineira de CVTs

Projeto do Governo de Minas, coordenado pela Sectes com apoio do Governo Federal e prefeituras municipais. O objetivo é ampliar a capacitação local e regional; combater a exclusão digital e social; gerar emprego e renda e contribuir para a melhoria de vida da população a partir da capacitação profissional. Para isso, três frentes de trabalho estão em atuação: alfabetização digital, inovação e formação e aperfeiçoamento profissional.

A rede conta com 571 unidades interligadas em banda larga, representadas por 84 CVTs e 487 Telecentros, e 4,5 mil microcomputadores conectados, colocando Minas Gerais como um dos estados a possuir um dos maiores programas de inclusão digital e social do país. O projeto alcança mais de 360 municípios e soma mais de 700 mil cidadãos certificados em cursos presenciais e a distância, além de um milhão de pessoas beneficiadas com o acesso à internet. Já foram investidos, em sua estrutura, mais de R$ 130 milhões, recursos provenientes do Governo de Minas e do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), por meio de emendas parlamentares.

Outras informações sobre as iniciativas do Estado alinhadas com os temas debatidos na Rio+20 no hot site do Governo de Minas sobre o assunto.

Fonte: http://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticias/rede-mineira-de-cvts-se-destaca-na-programacao-da-rio20/

Publicado em 20/06/2012, em Anastasia, Antonio Anastasia, Choque de Gestão, Gestao Pública, Gestão, Gestão Eficiente, Gestão em Minas e marcado como , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: