Gestão da Educação: alunos da rede estadual apresentam “aula” de romantismo para comunidade escolar

Estudantes do ensino médio da Escola Estadual Flávio dos Santos, na capital, mesclam aprendizado e encenação artística

Os alunos do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Flávio dos Santos, em Belo Horizonte, apresentaram para a comunidade um dos movimentos culturais mais importantes da história mundial: o romantismo. Música, poesia e teatro foram alguns dos instrumentos utilizados pelos estudantes para apresentar o movimento no ‘11º Sarau Literário’, que foi realizado pela escola no último fim de semana.

“O objetivo do projeto é ensinar de forma diferenciada”, é o que explica a coordenadora do Sarau, Deuzina Elaine Melo Casteluber. “Eu aprendi com um filosofo moderno que a totalidade do ensino só vem se despertarmos nos alunos o prazer pelo conhecimento. No Sarau tento fazer isso, despertar o conhecimento deles por meio de suas habilidades”, afirmou.

O romantismo foi um movimento criado pelos poetas para atender às necessidades dos burgueses. Nas aulas, os estudantes aprenderam sobre as três fases do movimento. “A história do romantismo é marcada por acontecimentos históricos. Por exemplo, com a chegada de Dom João, a imprensa também veio para o país e trouxe a pintura, música e muita riqueza cultural. A segunda fase é marcada pela alta incidência de Tuberculose que matou muitos poetas. Já o terceiro momento é marcado pela abolição da escravatura”, ressalta Deuzina.

A produção do Sarau durou cerca de três meses. Todo o conteúdo aprendido na sala de aula será transmitido para a comunidade escolar. “Vamos falar sobre o movimento para os visitantes. Aprendemos muita coisa sobre romantismo. Quando a professora ensina de forma prática, fica mais fácil aprender”, conta a estudante do 2º ano do ensino médio, Thaíne Ellen Silva Aurélio. Os textos e músicas apresentadas no evento são de autoria dos estudantes.

A escolha do Sarau para apresentar o trabalho está relacionada a uma festa realizada pelas famílias do século XVII, no qual elas apresentavam para a comunidade suas riquezas. A celebração era denominada Sarau.

Fonte: http://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticias/alunos-da-rede-estadual-apresentam-aula-de-romantismo-para-comunidade-escolar/

Publicado em 20/06/2012, em Anastasia, Antonio Anastasia, Choque de Gestão, Gestao Pública, Gestão, Gestão Eficiente, Gestão em Minas e marcado como , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: