Gestão Anastasia: inverno será marcado por contrastes de temperaturas em Minas Gerais

Estação, tipicamente marcada pelo frio, começa oficialmente nesta quarta-feira

O inverno deste ano começa oficialmente às 20h09 desta quarta-feira (20). A tendência é que ao longo da estação o aquecimento das águas do Pacífico Equatorial provoque um El Niño de fraca intensidade e curta duração.

De acordo com o meteorologista Arthur Chaves, da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), após um início de junho com chuvas acima da média nas regiões do Triângulo Mineiro, Oeste e Centro, uma nova frente fria causa precipitação no Centro-Sul de Minas neste início de inverno. Essa nova massa de ar frio não será muito intensa, o que não resultará um início de inverno com temperaturas muito baixas.

“A expectativa é de chuvas abaixo da média na maior parte do Estado, com destaque para o Norte e Noroeste, que já sofrem com a seca. Apenas nas regiões mais próximas do litoral, como Sul, Zona da Mata e Leste, é que são esperadas chuvas um pouco mais intensas e frequentes”, explica Arthur Chaves.

Em relação à temperatura, espera-se um inverno com temperaturas próximas à média no Centro-Sul e Leste. Nas regiões Noroeste, Norte e Oeste a previsão é de temperaturas um pouco acima da média, com baixa umidade relativa do ar, chegando a menos de 20% em alguns períodos da estação, principalmente em agosto. Segundo o meteorologista, outra região que pode se destacar pela baixa umidade do ar é o Triângulo Mineiro, enquanto Zona da Mata, Sul e Leste de Minas terão níveis mais confortáveis de umidade devido à proximidade do oceano.

A Região Metropolitana de Belo Horizonte, por representar uma região de transição climática do Estado, apresentará períodos de baixa umidade relativa do ar em alguns dias do inverno, chegando a 20%, com possibilidade de chuvas esporádicas, seguidos de dias com temperaturas próximas aos 10°C.

Outro ponto de atenção é a ocorrência de queimadas no final do inverno, devido ao tempo seco característico da estação. Espera-se um aumento do fenômeno devido às temperaturas acima da média nas regiões Norte, Noroeste e Oeste.

Fonte: http://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticias/inverno-sera-marcado-por-contrastes-de-temperaturas-em-minas-gerais/

Publicado em 20/06/2012, em Anastasia, Antonio Anastasia, Choque de Gestão, Gestao Pública, Gestão, Gestão Eficiente, Gestão em Minas e marcado como , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: