Gestão da Educação: alunos de escolas estaduais da região de Teófilo Otoni criam livro de receitas

O lançamento do livro ‘Histórias e Receitas’ é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação e a Fundação Mapfre.

Divulgação / SEE
Obra contou com trabalho de educadores, alunos e pais
Obra contou com trabalho de educadores, alunos e pais

Estudantes de nove escolas da rede estadual de ensino da Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, elaboraram um livro com várias receitas tradicionais e saudáveis. A obra, que foi lançada nesta segunda-feira (18), é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação (SEE) e a Fundação Mapfre.

O livro ‘Histórias e Receitas’ traz cerca de 40 receitas e ilustrações feitas pelos alunos que participam do projeto Educação em Tempo Integral, da SEE. Durante mais de seis meses, os estudantes participaram de oficinas que estimularam uma boa alimentação e hábitos saudáveis.  Por meio do Programa Viver com Saúde, da Fundação Mapfre, os professores foram capacitados e estimulados a desenvolver com os alunos ações pedagógicas que sensibilizem a comunidade escolar sobre a importância de se ter uma boa qualidade de vida.

Na Escola Estadual Dom José de Haas, no município de Novo Cruzeiro, o trabalho de conscientização envolveu toda escola. “O projeto desenvolvido na escola contou com palestras com nutricionistas, teatros e confecção de cartazes que enfeitaram toda escola. Os alunos também fizeram pesquisa com a comunidade e trouxeram receitas para serem feitas na escola”, conta a professora Nilma Ferreira Viana. Após a execução do projeto na escola, os hábitos dos estudantes mudaram. “Depois do trabalho, os alunos passaram a aceitar mais as verduras e legumes que antes sobravam nos pratos”, conclui.

O estudante do 4º ano do ensino fundamental, Breno Lopes Lima, de 9 anos, conta o que aprendeu durante as oficinas. “Aprendi a fazer salada de frutas e eu gostei muito. A professora ensinou que é bom comer alimentos saudáveis”, lembra.

Já na Escola Estadual Professor Abgar Renault, na cidade de Caraí, o projeto foi interdisciplinar. “Complementamos o que os alunos aprendiam na sala de aula. Em Português, trabalhamos o gênero textual receita. Em Matemática, usamos as medidas e trabalhamos o valor nutritivo das frutas e legumes”, ressalta a professora Elaine Luiz de Matos. Já para a produção do livro, a escola contou com o auxilio dos pais dos alunos. “Pedimos que os estudantes trouxessem receitas tradicionais da família e contassem a história da receita. Essa parte contou com a ajuda dos pais”, conclui a educadora.

Para a aluna do 3º ano do ensino fundamental, Camila Santos Batista, de 8 anos, o projeto foi muito bom. “Gostei muito do projeto. Aprendi quais alimentos são saudáveis e que é bom comer legumes”, destaca.

Programa Viver com Saúde

O programa é uma iniciativa da Fundação Mapfre que pretende disseminar e ensinar hábitos de vida saudável, especialmente quando se trata de alimentação. Para desenvolver o projeto nas escolas, os educadores participaram de capacitações que tiveram como foco promover a reflexão sobre a saúde e o bem estar em relação aos hábitos alimentares e qualidade nutricional dos alimentos consumidos.

Educação em Tempo integral

O projeto Educação de Tempo Integral tem como objetivo a formação cidadã e a melhoria dos resultados dos indicadores educacionais. Para isso, o projeto propõe ações nos seguintes campos de conhecimento: acompanhamento pedagógico, cultura e arte, esporte e lazer, cibercultura, segurança alimentar nutricional, educação socioambiental e direitos humanos e cidadania. Nessas temáticas, os estudantes podem participar de atividades como aulas de xadrez, dança, educação tecnológica e de promoção à saúde. A proposta também incentiva o uso de espaços além dos muros da escola, como praças, museus e parques.

Fonte: http://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticias/alunos-de-escolas-estaduais-da-regiao-de-teofilo-otoni-criam-livro-de-receitas/

Publicado em 19/06/2012, em Anastasia, Antonio Anastasia, Choque de Gestão, Gestao Pública, Gestão, Gestão Eficiente, Gestão em Minas e marcado como , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: