Gestão Anastasia: Comando da Defesa Social discute segurança pública no Norte de Minas

Montes Claros sediará nesta quarta-feira o primeiro encontro da cúpula da Defesa Social no interior de Minas

Omar Freire/Imprensa MG
Risp de Governador Valadares será uma das unidades que ainda sediará a reunião de cúpula
Risp de Governador Valadares será uma das unidades que ainda sediará a reunião de cúpula

O secretário de Estado de Defesa Social, Rômulo Ferraz, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Márcio Martins Sant´anna, e o chefe da Polícia Civil, Cylton Brandão, se reúnem nesta quarta-feira (20), em Montes Claros, no Norte do Estado, com as lideranças policiais da 11ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp) para discutir estratégias para o enfrentamento da criminalidade nos 63 municípios que fazem parte da Risp. O objetivo é realizar um diagnóstico regionalizado da criminalidade violenta, com estabelecimento de estratégias e metas objetivas de combate à criminalidade.

Montes Claros é a primeira cidade do interior do Estado a receber a cúpula da Defesa Social, que até final do ano irá se reunir com todos os comandantes da Polícia Militar e chefes de departamentos regionais da Polícia Civil nas 18 Risps do Estado. Nas três Risps da Região Metropolitana de Belo Horizonte, onde a dinâmica já foi iniciada, houve redução de 15% dos homicídios entre os meses de março e abril deste ano.

A nova metodologia das reuniões do grupo Integração da Gestão em Segurança Pública (Igesp) foi anunciada pelo secretário Rômulo Ferraz em maio, no lançamento do Plano Integrado de Enfrentamento à Violência. Além das reuniões regionalizadas nas Risps do interior, o novo formato da metodologia prevê a realização do Igesp Temático de Proteção Pública, voltado para o acompanhamento das metas definidas no ano para o Corpo de Bombeiros, e os trabalhos do Comitê Interinstitucional de Monitoramento e Repressão de Crimes Violentos. Este comitê é responsável pelo acompanhamento diário dos índices de criminalidade violenta nas diversas regiões e pela proposição medidas de contenção e repressão das diversas modalidades criminosas em todas as 18 Risps. A região integrada de Montes Claros já se reuniu com os representantes do Comitê.

IGESP

A Integração da Gestão em Segurança Pública (Igesp) é um modelo de organização e gestão do trabalho policial para integrar ações e informações de segurança. Iniciada de forma pioneira em Minas Gerais em 2003, a metodologia foi um dos fatores responsáveis pela redução de quase 50% dos índices de criminalidade no Estado nos últimos anos. O Igesp contempla áreas de atuação, procedimentos, metodologias e delimitação de territórios geográficos comuns, em níveis operacionais, táticos e estratégicos.

AISP´s

As Áreas Integradas de Segurança Pública (Aisps) são formadas pela correspondência de uma Companhia ou Pelotão de Polícia Militar com uma Delegacia de Polícia Civil. A gestão integrada por meio de uma Aisp parte do pressuposto de que um problema local precisa de uma gestão local para ser mais bem solucionado, pois considera as especificidades socioeconômicas e culturais de cada área.

ACISP´s

As Áreas de Coordenação de Segurança Pública (Acisps) compatibilizam um Batalhão ou Companhia Independente da Polícia Militar e uma Delegacia Regional. Elas se subdividem em AISP´s que, sempre que possível, respeitam eventuais divisões administrativas dos municípios.

RISP´s

As Regiões Integradas de Segurança Pública (Risps) representam o nível mais abrangente do Projeto Áreas Integradas (em seguida encontram-se as Acisps e, por fim, as Aisps). Nas RISP´s há correspondência entre um Comando Regional de Polícia Militar com um Departamento de Polícia Civil. A integração, nas Risps, prevê o estabelecimento de metas conjuntas de controle da criminalidade por meio do compartilhamento de espaços, planejamento operacional, recursos humanos, logísticos e tecnológicos.

Serviço:

Entrevista Coletiva

Horário: 12h

Data: Quarta-feira, 20 de junho

Local: Sede da 11ª RISP, no Bairro Ibituruna, Montes Claros

Fonte: http://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticias/comando-da-defesa-social-discute-seguranca-publica-no-norte-de-minas/

Publicado em 19/06/2012, em Anastasia, Antonio Anastasia, Choque de Gestão, Gestao Pública, Gestão, Gestão Eficiente, Gestão em Minas e marcado como , , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: