Governo de Minas: municípios assinam termo de compromisso para a 16ª edição do Unimontes Solidária

Quatro cidades do Norte de Minas com baixo índice de desenvolvimento serão beneficiadas com atividades em várias áreas no mês de julho.

Felipe Gabrich / Unimontes
Reitor João Canela assinou o convênio com representantes das cidades em que o projeto estará.
Reitor João Canela assinou o convênio com representantes das cidades em que o projeto estará.

Os municípios de Serranópolis de Minas, Claro dos Poções, Fruta de Leite e São João do Paraíso, todos no Norte de Minas, serão atendidos na próxima edição do Projeto Unimontes Solidária, que completa seus 10 anos de existência. A iniciativa será realizada dentro das comemorações oficiais do cinqüentenário da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Os trabalhos começam em julho.

O Unimontes Solidária desenvolve atividades multidisciplinares voluntárias em municípios que possuem indicadores socioeconômicos ainda abaixo da média estadual. Com isso, coloca o conhecimento científico aprendido pelos acadêmicos em sala de aula a serviço da população. Dentre outras, são desenvolvidas ações nas áreas de saúde, arte, agricultura, pecuária, cultura, esporte e lazer, educação, meio ambiente, mobilização social e planejamento estratégico e de cidadania.

Conforme o calendário de atividades, entre os dias 6 e 15 de julho serão atendidos os municípios de Serranópolis de Minas e Fruta de Leite. As ações em São João do Paraíso e Claro dos Poções acontecerão no período 18 a 27 de julho. Cada cidade receberá uma equipe de 30 alunos voluntários supervisionados pelos professores Marcelo Resende e Gilson José Fróes, da Coordenadoria de Apoio ao Estudante (CAE).

Espírito voluntário

“Esse projeto traduz com fidelidade o espírito voluntário dos acadêmicos das diversas áreas do conhecimento de nossa universidade”, ressaltou o reitor João Canela durante o ato de assinatura do convênio com os municípios. Ele salientou, ainda, que nas ações extensionistas do Unimontes Solidária “as pessoas são tratadas com muito carinho e respeito, em um exercício claro de cidadania e de promoção da dignidade humana, contribuindo, portanto, para a inclusão social”.

Em uma década de atividades, o Unimontes Solidária já realizou 15 edições em 30 municípios da área de abrangência da universidade – Norte e Noroeste de Minas e Vales do Jequitinhonha e do Mucuri – beneficiando mais de 120 mil pessoas. Os acadêmicos atuam no projeto de forma voluntária, com a realização de atividades inerentes aos diversos cursos de graduação oferecidos nos campi da Unimontes.

Edição especial

Além dos quatro municípios selecionados para sua 16ª edição, o projeto Unimontes Solidária realizará um atendimento especial na comunidade de Bonito de Minas, no Norte de Minas, em agosto ou setembro. A cidade, que completa 10 anos de existência, assim como o projeto, foi contemplada pela iniciativa em 2007, quando foram beneficiadas diretamente 2.311 pessoas.

“O povo de Bonito de Minas devota um carinho especial ao Projeto Unimontes Solidária, pois sabe de seu objetivo voluntário de atendimento às necessidades das comunidades mais necessitadas e está recebendo esta nova edição do projeto como um verdadeiro presente”, observou o prefeito José Raimundo Viana.

Fonte: http://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticias/municipios-assinam-termo-de-compromisso-para-a-16a-edicao-do-unimontes-solidaria/

Publicado em 18/06/2012, em Anastasia, Antonio Anastasia, Choque de Gestão, Gestao Pública, Gestão, Gestão Eficiente, Gestão em Minas e marcado como , , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: