Gestão da saúde: Força Tarefa realiza ação de combate à dengue em Bocaiuva, Norte de Minas

Mobilização já realizou troca de milhares de objetos que possam se tornar criadouros do mosquito transmissor por material escolar

Jerúsia Arruda / SES
Agentes de endemia ficam no município até o dia 22 deste mês combatendo focos do mosquito transmissor da doença.
Agentes de endemia ficam no município até o dia 22 deste mês combatendo focos do mosquito transmissor da doença.

A Força Tarefa de Combate à Dengue está em Bocaiuva, no Norte de Minas, realizando visitas domiciliares para eliminar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti. Desde a semana passada, 94 agentes de endemia e a equipe de mobilizadores da Secretaria de Estado da Saúde (SES) de Minas Gerais estão no município desenvolvendo uma série de atividades com objetivo prevenir e combater a dengue. O trabalho segue até a próxima sexta-feira (22).

A Força Tarefa é realizada dentro do Programa Estadual de Controle Permanente da Dengue, em parceria com o município, reunindo esforços do Governo de Minas, prefeituras e sociedade, no enfrentamento à ameaça da doença em todo o Estado.

Em Bocaiuva, as ações de mobilização contam com a participação de toda a comunidade e representantes dos diversos setores públicos e privados. “As pessoas estão muito envolvidas com o trabalho e contamos com a participação de todos, que abriram suas casas para a entrada dos agentes, e também se envolveram com as ações de mobilização”, comemora o secretário Municipal de Saúde, Eron dos Santos.

A cidade registrou um alto índice de infestação do mosquito no início deste ano. De acordo com os dados do Levantamento Rápido do Índice de Infestação de Aedes Aegypti (LIRAa), em janeiro, o município apresentou um índice de infestação de 7,6% e foram encontrados focos do mosquito em 8,8% dos imóveis visitados. Apesar de o índice estar muito acima do preconizado pelo Ministério da Saúde, que é de 1%, como não há um novo vírus circulando, a situação foi controlada.

A Força Tarefa visa mobilizar a população para retirar os focos do mosquito e evitar que haja proliferação da doença. “Atualmente, o índice de infestação pelo mosquito é de 1,4%. Mas com a limpeza dos quintais e retirada de materiais inservíveis, tanto na área urbana quanto nas comunidades rurais, nossa expectativa é que o período das águas chegue sem surpresas”, projeta o secretário.

Ações de Mobilização

Durante a semana passada, o Dengue Móvel permaneceu estacionado em pontos estratégicos da cidade, recebendo material reciclável que foi trocado por material escolar. Foram recolhidos 15.696 garrafas pet, 13.200 latas e 1360 pneus, que foram trocados por lápis, borrachas e cadernos. “A lógica da troca fomenta a participação, principalmente das crianças, que ajudam a mobilizar toda a família, além de promover a inserção social”, observa Olívia Pereira de Loiola, superintende Regional de Saúde de Montes Claros.

Também foram realizadas blitze educativas e o evento “Minha cidade sem dengue”, na praça Benedito Valadares, no Centro da cidade, com uma série de atividades educativas e culturais.

Nesta segunda-feira (18), os mobilizadores visitam escolas e instituições parceiras, para orientar seus representantes a manterem permanentemente a vigilância e controle para evitar a formação de novos focos do mosquito.

Os homens da força-tarefa permanecem no município até sexta-feira (22) visitando, inclusive, povoados e comunidades rurais do município, recolhendo inservíveis e eliminando todos os possíveis focos do mosquito.

Fonte: http://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticias/forca-tarefa-realiza-acao-de-combate-a-dengue-em-bocaiuva-norte-de-minas/

Publicado em 18/06/2012, em Anastasia, Antonio Anastasia, Choque de Gestão, Gestao Pública, Gestão, Gestão Eficiente, Gestão em Minas e marcado como , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: