Gesão da Saúde: Caravana Mães de Minas encerra suas atividades em Governador Valadares

Durante três dias, gestantes e mães do município e da região receberam orientações sobre a saúde durante a gravidez e nos primeiros meses de vida da criança.

Frederico Bussinger / SES
Mães e gestantes receberam orientações de profissionais de saúde e participaram de oficinas
Mães e gestantes receberam orientações de profissionais de saúde e participaram de oficinas

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), encerrou neste domingo (18) as atividades da Caravana Mães de Minas em Governador Valadares, na região do Rio Doce. A iniciativa, que começou na sexta-feira (15), é parte integrante do programa Mães de Minas – conjunto de ações voltadas para a proteção e cuidado da gestante e da criança, que visa a redução da mortalidade materna e infantil no Estado.

Foram oferecidas oficinas e palestras de sensibilização para gestantes, mães com filhos até um ano e familiares, sobre temas como parto normal, dicas pra uma gravidez saudável, cuidados com o bebê e aleitamento materno. Durante todo o evento, elas também puderam se cadastrar no Sistema de Identificação da Gravidez, por meio do call center (155), que acompanhará o desenvolvimento da gravidez, o nascimento e o desenvolvimento da criança, através de uma interlocução direta com a gestante, sua família e serviços de saúde.

Outras atividades que também atraíram mães e familiares foram as oficinas de confecção de brinquedos e objetos para bebê com material reciclável, de registro de momentos  através de cabine de vídeo e foto, de  troca de experiências  com roda de memória e da exposição “Túnel da vida”,  onde foi possível através de painéis luminosos, ver fotos e ouvir áudios explicativos sobre cada fase do período da gestação.

Durante a Caravana, o superintendente interino da Superintendência Regional de Saúde de Governador Valadares (SRS-GV), Nárcelio Alves Costa, ressaltou o sucesso da iniciativa na cidade. “A Caravana vem se somar às ações do programa Mães de Minas, conscientizando e sensibilizando as mães e familiares com informações preciosas e úteis sobre como se precaver sobre possíveis problemas na gravidez e na a saúde do bebê ”, concluiu.

Participação

Durante os três dias, o evento contou com a presença de caravanas de cidades da jurisdição da Superintendência Regional de Saúde de Governador Valadares, com destaque para os municípios de Itueta, Santa Rita do Itueto, São José do Safira e  Resplendor. Um ônibus da SES-MG transportou também moradoras dos bairros mais distantes que foram mobilizadas pelas equipes dos postos de Saúde e através de carros de som. Ao todo, 137 mães foram cadastradas no Call Center 155 para receberem acompanhamento.

O enfermeiro Emanuel Miranda, que trouxe um grande grupo de participantes do Bairro Mãe de Deus, em Governador Valadares, elogiou a iniciativa do Governo de Minas. “O programa possibilita as mães terem um maior conhecimento sobre como cuidar de sua gestação e principalmente de como elas e a família podem  acolher e cuidar  do bebê da melhor forma possível, para que se tenha uma criança saudável, feliz, num ambiente com carinho e amor”,comentou.

Maria Helena Januth Ortlieb, do município de Itueta, participou das oficinas de cuidados com o bebê, aleitamento materno e da atividade de Roda da Memória, deixando seu depoimento em vídeo. Maria Helena afirmou que, apesar de estar na sua terceira gestação, nunca deixa de se atualizar  sobre os cuidados na gravidez. ”Na caravana, pude aprender muita coisa nova e interessante sobre os cuidados com minha gestação e a saúde do bebê. As oficineiras foram muito prestativas e fomos tratadas com muita atenção”, analisou.

Os participantes da Caravana, também tiveram acesso a serviços gratuitos que foram oferecidos por instituições parceiras, como a Universidade Vale do Rio Doce (Univale),que  além da participação de seus alunos do curso de Enfermagem nas oficinas, ofereceu aferição  de pressão arterial e de taxa de glicemia e pintura de pele infantil; o Instituto Embelleze de  Governador Valadares, com corte de cabelo, design de sobrancelhas e maquiagem; e a secretaria de Saúde Municipal que disponibilizou técnicos de apoio e ambulância para qualquer situação adversa, além da apresentação especial da Banda da 8ªRPM da Polícia Militar e sorteio de brindes.

Mães de Minas

O Programa Mães de Minas é um recorte da rede Viva Vida de Atenção Integral à Saúde da Mulher e da Criança que está monitorando e acompanhando gestantes e mães com filhos de até um ano de idade, pelo sistema telefônico. Para ser acompanhada e garantir uma gravidez saudável, a gestante assistida pela rede pública e particular deve ligar para o call center 155 e se cadastrar.

A equipe de atendentes é formada por avós e mães treinadas para oferecer atendimento humanizado. Elas checam se a gestante foi à consulta agendada; ligam para saber sobre o parecer médico e resultado de exames e se foram diagnosticadas com gravidez de alto risco.  A expectativa é realizar 250 mil cadastros/ano.

Fonte:  http://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticias/caravana-maes-de-minas-encerra-suas-atividades-em-governador-valadares/

Publicado em 18/06/2012, em Anastasia, Antonio Anastasia, Choque de Gestão, Gestao Pública, Gestão, Gestão Eficiente, Gestão em Minas e marcado como , , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: