Governo de Minas: presídio de São Lourenço inaugura anexo com 80 vagas

O local não tem grades e sim portas de madeira e nele não serão colocadas camas de alvenaria, mas beliches convencionais

SEDS / Divulgação
Durante a solenidade, o secretário Rômulo Ferraz anunciou a retomada das assunções das cadeias públicas a partir de julho
Durante a solenidade, o secretário Rômulo Ferraz anunciou a retomada das assunções das cadeias públicas a partir de julho

Detentos que estão cumprindo pena no regime aberto no Presídio de São Lourenço, na região Sul de Minas Gerais, contam, a partir desta sexta-feira (15), com um alojamento destinado exclusivamente a eles. A Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) inaugurou, em parceria com a Prefeitura Municipal, um anexo com 80 vagas, que funcionará como uma espécie de casa do albergado. O local não tem grades e sim portas de madeira e nele não serão colocadas camas de alvenaria, mas beliches convencionais.

Para inauguração do anexo foi feito um investimento de R$ 35.000,00 da Prefeitura Municipal e do Governo de Minas. A obra foi iniciada no dia 15 de abril e finalizada em 10 de junho. Os presos que ocuparão o espaço têm autorização para passar o dia fora (6h às 18h) e apenas retornar à unidade para dormir. Antes da inauguração, eles ficavam em celas no próprio pavilhão da unidade.

O subsecretário de Administração Prisional, Murilo Andrade de Oliveira, e o diretor-geral interino do presídio, Rafael Barbosa, ressaltaram a importância da sinergia na realização de ações como esta. “Em São Lourenço todos trabalham com o mesmo fim: a melhoria do sistema prisional da comarca”, disse o subsecretário.

Além do subsecretário Murilo Andrade de Oliveira, participaram da solenidade de inauguração o secretário de Estado de Defesa Social, Rômulo Ferraz; o prefeito de São Lourenço, José Sacido Barcia Neto; o presidente da Câmara Municipal, João Bosco de Carvalho; o comandante da 17ª Região da Polícia Militar, coronel Vargner Mutti Tavares; e o chefe do 17º Departamento de Polícia Civil, delegado João Euzébio da Cruz.

Ressocialização

Além da ampliação de vagas, o Presídio de São Lourenço realiza diversas atividades de ressocialização. Noventa e seis presos estudam e trabalham enquanto estão na unidade. Pelas atividades, eles recebem remição de pena – a cada três dias trabalhados ou 12 horas de estudo têm a sentença reduzida em um dia.

Desde que foi assumido pela Suapi, em 2006, muitas mudanças foram implementadas no presídio. Foram criadas salas de atendimento, canil, escola e horta. Entre as oportunidades de exercício profissional há, por exemplo, uma fábrica de blocos em frente à unidade e convênios com a Prefeitura Municipal, por meio dos quais os detentos trabalham na limpeza e manutenção de obras públicas. “O objetivo maior é e sempre será a ressocialização do indivíduo privado de liberdade”, concluiu o diretor-geral da unidade, Carlos Alfredo Sales.

Durante a solenidade, o secretário Rômulo Ferraz anunciou a retomada das assunções das cadeias públicas a partir de julho. “Até dezembro, cinco unidades serão assumidas. A assunção de cadeias é um processo recente, mas irreversível”, ressaltou.

Coral de São Lourenço

Na solenidade de inauguração do presídio também foram comemorados os quatro anos do Coral Vozes da Cela. O grupo é composto, hoje, por 12 presos, que ensaiam sob a regência do maestro, violista e funcionário da unidade, José Henrique Martins.

Desde que foi inaugurado, o coral já se apresentou na abertura da Conferência Nacional de Segurança Pública – Etapa MG, na 31ª Reunião Ordinária do Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública e no festival internacional de corais.

O currículo do grupo também conta com apresentações para o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes, e para o governador Antonio Anastasia.

Fonte: http://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticias/presidio-de-sao-lourenco-inaugura-anexo-com-80-vagas/

Publicado em 16/06/2012, em Anastasia, Antonio Anastasia, Choque de Gestão, Gestao Pública, Gestão, Gestão Eficiente, Gestão em Minas e marcado como , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: