Gestão da Saúde: Caravana Mães de Minas inicia atividades em Governador Valadares

Até domingo, diversas oficinas e momentos de sensibilizaçaõ são oferedidos a gestantes e mães com filhos até um ano.

Frederico Bussinger / SES
Gestantes participam de atividades interativas oferecidas pela caravana
Gestantes participam de atividades interativas oferecidas pela caravana

 

A Caravana Mães de Minas, iniciativa do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES), iniciou suas atividades nesta sexta-feira (15), no Ginásio Coberto da Praça de Esportes, no centro de Governador Valadares, na região do Rio Doce. Até domingo (17), diversas oficinas e momentos de sensibilização serão oferecidos a gestantes, mães com filhos até um ano e familiares. Os temas são parto normal, dicas pra uma gravidez saudável, cuidados com o bebê e aleitamento materno.

Ainda durante o evento, as gestantes estão sendo cadastradas no Sistema de Identificação da Gravidez, pelo número 155 – call center que acompanhará o desenvolvimento da gravidez, o nascimento e o desenvolvimento da criança, através de uma interlocução direta com a gestante, sua família e serviços de saúde.

Além disso, são oferecidos serviços como aferição de pressão e da taxa de glicemia, corte de cabelo, design de sobrancelha e maquiagem pelo e sorteio de brindes para gestantes. As atividades têm como parceiros a Universidade Vale do Rio Doce (Univale), e Secretaria Municipal de Saúde de Governador Valadares, o Instituto Embelleze, e diversos lojistas da cidade.

O superintendente interino da Superintendência Regional de Saúde de Governador Valadares (SRS-GV), Narcélio Alves Costa, destacou a importância do Mães de Minas no Estado. “O programa tem como meta principal a redução da mortalidade materna e infantil em todo o Estado. Isso vem trazer melhoria na saúde das gestantes, através do Call Center 155 que vai  acompanhar as consultas do pré-natal e também  monitorar o  desenvolvimento da saúde do bebê até um ano de idade, fortalecendo-o para que ele possa ser, posteriormente, um adulto saudável”, afirmou.

A secretária adjunta de Saúde de Governador Valadares, Kátia Diniz, louvou a iniciativa do Estado. “A Caravana e o Programa Mães de Minas vêm fortalecer as diversas ações de assistência às gestantes que estamos desenvolvendo na cidade, através do Centro Viva Vida e das Unidades de Saúde, garantindo que as mães façam um pré-natal de forma adequada, para que tenhamos o nascimento de crianças saudáveis”, frisou.

Mobilização

Desde o início do evento, já era grande o movimento de participantes  principalmente com as  caravanas que chegavam de municípios da região. Vânia Machado Araújo, 30 anos, do município de Resplendor, está na sua segunda gestação. Ela achou as oficinas proveitosas. “Apesar de não ser mãe de primeira viagem pude tirar muitas dúvidas na oficina de amamentação. Já estou aguardando  ansiosa para participar das outras”, disse.

Já a gestante Raquel Siqueira de Moura, do Bairro Turmalina, em Governador Valadares, procurou participar ao máximo das atividades. “Fui muito bem esclarecida sobre o parto normal. Também achei muito interessante a Roda da Memória, onde gravei em vídeo um depoimento sobre minha gravidez. A equipe do Estado está de parabéns pela organização do evento”, avaliou.

Mães de Minas

O Programa Mães de Minas é um recorte da rede Viva Vida de Atenção Integral à Saúde da Mulher e da Criança que está monitorando e acompanhando gestantes e mães com filhos de até um ano de idade, pelo sistema telefônico. Para ser acompanhada e garantir uma gravidez saudável, a gestante assistida pela rede pública e particular deve ligar para o call center 155 e se cadastrar.

A equipe de atendentes é formada por avós e mães treinadas para oferecer atendimento humanizado. Elas checam se a gestante foi à consulta agendada; ligam para saber sobre o parecer médico e resultado de exames e se foram diagnosticadas com gravidez de alto risco.  A expectativa é realizar 250 mil cadastros/ano.

Fonte: http://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticias/caravana-maes-de-minas-inicia-atividades-em-governador-valadares/

Publicado em 16/06/2012, em Gestao Pública, Gestão, Gestão Eficiente, Gestão em Minas e marcado como , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: