Governo de Minas: Secretaria de Estado de Saúde dá dicas de boa alimentação no trabalho

Horários apertados, desgaste e falta de tempo para se alimentar, essa é uma rotina muito comum no ambiente de trabalho.

Sono excessivo, indisposição, cansaço e falta de concentração, podem ser sintomas de uma alimentação inadequada. O corpo humano funciona mal, quando a nos alimentamos de forma saudável. Por isso, é preciso reaprender a comer. De acordo com a nutricionista da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, Lívia Oliveira, “pular refeições ou substituí-las por lanches calóricos, em alguns casos, mata a fome, mas não proporciona os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo e manutenção do peso corporal”.

Trabalho x alimentação

Durante o horário de trabalho, intervalos para que o trabalhador se alimente é essencial. Trabalhar fazendo jejuns prolongados ou passar o dia beliscando guloseimas faz mal para a saúde do trabalhador e para o resultado do trabalho, pois isso diminui a capacidade de produção das pessoas.

O trabalhador deve ter sempre uma estratégia para manter o organismo em forma. “O primeiro passo a ser tomado é se alimentar antes de sair de casa, pois o café-da-manhã é a refeição mais importante do dia. A atitude de se comer antes de ir trabalhar já garante a quebra do jejum noturno com alimentos que podem ser bem selecionados e que respeitem as preferências de cada um. Além disso, as pessoas devem levar dois pequenos lanches para o trabalho, que podem reduzir os jejuns prolongados entre as refeições”, explica a nutricionista.

Para quem almoça no serviço, a melhor opção é a velha e boa marmita, mas para quem não tem essa opção, a nutricionista explica o prato ideal a ser feito no restaurante.  “No almoço, o ideal é montar um prato colorido, com legumes e verduras crus e cozidos, carnes magras e o tradicional arroz e feijão, lembrando que se deve dar preferência ao arroz integral.  Substituir o almoço por lanches pode ser uma saída para ocasiões especiais, mas deve ser evitado”, conclui.

Alimentos ideais

O ideal é fracionar as refeições e não ultrapassar 3 a 4 horas sem comer. “Deve-se evitar o jejum prolongado, geralmente seguido por grandes ingestões de alimentos. Os dois extremos podem comprometer a capacidade de produção, uma vez que longos períodos de jejum podem ocasionar quadros de hipoglicemia e as refeições volumosas podem resultar em dificuldades digestivas e daí vem a famosa lombeira, comprometendo o raciocínio e o bom desempenho profissional”, afirma a nutricionista.

Prefira alimentos equilibrados, nutritivos, ricos em carboidratos, mas que contenham também proteínas e gorduras saudáveis. Tais como frutas, pães, bolos e biscoitos integrais, aveia, que ajudam na concentração e memória. Tenha sempre na bolsa, barras de cereal ou cookie integral, pois são ricos em carboidratos e fibras. Uma fruta fácil de transportar e comprar como a laranja, rica em vitamina C, e por isso dá adeus à canseira.

Outra opção pode ser a cafeína, quando bem utilizada, não faz mal a ninguém. Um cafezinho no meio da manhã e outro no meio da tarde podem melhorar a atenção e a disposição durante o dia de trabalho.

Além de todos esses alimentos, a água é o principal, não estar hidratado é uma porta para a energia ir lá para baixo e deixar a pessoa cansada, desanimada, e mal humorada. É necessário ingerir no mínimo 2 litros de água por dia, além de outros líquidos, como água de coco, sucos naturais e chás.

O trabalhador deve ficar atento, pois além de contribuir para a saúde, comer bem melhora o seu desempenho profissional. No trabalho ou em qualquer outro lugar do mundo, a melhor forma para manter a saúde, a disposição, a concentração e a forma é comer alimentos saudáveis.

Fonte: http://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticias/secretaria-de-estado-de-saude-da-dicas-de-boa-alimentacao-no-trabalho/

Publicado em 14/06/2012, em Anastasia, Antonio Anastasia, Choque de Gestão, Gestao Pública, Gestão, Gestão Eficiente, Gestão em Minas, Gestão Pública e marcado como , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: