Gestão Eficiente: estudantes de Belo Horizonte e Ribeirão das Neves vão participar de oficinas de Educação Viária

Programa irá beneficiar mais de 11 mil alunos de escolas estaduais que participam do projeto Educação em Tempo Integral.

Divulgação / SEE
Educadores da rede estadual recebem capacitação para educação no trânsito
Educadores da rede estadual recebem capacitação para educação no trânsito

A educação viária chegou às escolas estaduais de Belo Horizonte e Ribeirão das Neves. Por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação (SEE) e a Fundação Mapfre, 126 escolas estaduais que ofertam a Educação em Tempo Integral  vão participar do Programa Educação Viária é Vital. Para que o tema possa ser trabalhado nas escolas, cerca de 200 professores das Superintendências Regionais de Ensino das Metropolitanas A, B e C estão sendo capacitados sobre a temática.

Durante a capacitação, os educadores estão tendo a oportunidade de discutir formas de trabalhar a temática nas salas de aula. “Nos encontros estamos fazendo uma apresentação do programa para os educadores, entregando material didático e realizando uma reflexão sobre a educação no trânsito. Este ano, vamos associar a ética na relação das pessoas que circulam pelo espaço público da escola. Para os próximos anos pretendemos expandir para a perspectiva do bairro e da cidade”, conta uma das coordenadoras do Programa Educação Viária é Vital, Marina Pompéia.

O Programa Educação Viária é Vital tem entre seus objetivos estabelecer novas formas de se relacionar com os espaços de circulação viária, nos diversos municípios participantes do programa. Cerca de 11.800 alunos serão beneficiados com a iniciativa. “O programa irá beneficiar todas as escolas da capital mineira e de Ribeirão das Neves que têm Tempo Integral. Ele vai expandir o conhecimento dos alunos sobre a circulação para além do território escolar”, ressalta o gestor do projeto Educação em Tempo de Integral.

Programa Educação Viária é Vital

O programa tem entre seus objetivos envolver os alunos na observação, análise e crítica das condições de circulação viária dentro da escola, na comunidade do entorno e na cidade; promover ações solidárias, participativas e responsáveis entre os alunos envolvidos, que incentivem a circulação segura e harmoniosa dentre e fora da escola, além de favorecer a adoção de hábitos e atitudes seguras e solidárias na circulação dos estudantes em diferentes espaços.

Próximas ações

Na próxima semana, será lançado na SRE de Teofilo Otoni um livro de receitas produzido pelos alunos das escolas estaduais da Superintendência que participaram de um projeto da Fundação Mapfre voltado para alimentação e hábitos de vida saudáveis. Outra ação que acontecerá na próxima semana é o lançamento do ‘Projeto Viver com saúde’ na Superintendência Regional de Ensino de Araçuaí.

Educação em Tempo Integral

O projeto Educação em Tempo Integral existe desde 2007 e busca elevar a qualidade do ensino, ampliar a área de conhecimento do aluno, além de promover o atendimento de estudantes com dificuldade de aprendizagem. Todo o trabalho de atendimento ao aluno é feito como base em atividades culturais e esportivas, com a extensão do tempo de permanência do aluno no ambiente escolar.

Fonte: http://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticias/estudantes-de-belo-horizonte-e-ribeirao-das-neves-vao-participar-de-oficinas-de-educacao-viaria/

Publicado em 14/06/2012, em Anastasia, Antonio Anastasia, Choque de Gestão, Gestao Pública, Gestão, Gestão Eficiente, Gestão em Minas e marcado como , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: