Gestão da Educação: Sustentabilidade é foco de ações em escola no Sul de Minas

Alunos e professores implantam na rotina atividades que preservem o meio ambiente

Divulgação SEE
Alunos da Escola Estadual Coronel Paiva participam do projeto Escola Sustentável
Alunos da Escola Estadual Coronel Paiva participam do projeto Escola Sustentável

A Escola Estadual Coronel Paiva, em Ouro Fino, na região Sul do Estado, implantou o projeto Escola Sustentável, que tem como objetivo fazer os alunos praticarem ações para preservar o meio ambiente e torná-los cidadãos mais conscientes. A reutilização de papel e a proibição do uso de isopor são ações que fazem parte do projeto e já foram implantadas na escola que é ligada à Secretaria de Estado de Educação.

“São várias ações que resultam em uma escola mais sustentável. As atividades começaram há mais ou menos um mês. Mas antes de iniciar o projeto na escola, já tínhamos feito algumas lembrancinhas com material totalmente reciclado. Também substituímos materiais como isopor, por folhas de papelão ou madeira”, ressalta o coordenador do projeto e professor, Alex Emiliano de Souza.

Na escola, o projeto faz sucesso entre alunos e professores. Os estudantes já desenharam roupas de jornal e realizaram um desfile na escola. Também foi feita uma horta de garrafa PET, que ainda está pequena, mas o objetivo é expandi-la.

Além de aprender por meio de palestras e ações a importância das atitudes sustentáveis, os estudantes também levam as informações para dentro de casa. “Já aprendi sobre a importância da reciclagem e que não podemos poluir os rios. Tudo que aprendo na escola levo para minha casa. Sempre falo com a minha mãe, com minhas tinhas e avós. Ensinei para elas que é bom reciclar”, ressalta a estudante do 5º ano, Vitória Alves Junqueira.

A intenção do projeto é fazer uma mudança total na rotina da escola. “O objetivo é fazer uma modificação em toda escola, como instalação de caixa da água para fazer coleta da água de chuva, telhados de vidro em alguns lugares para não precisar utilizar a luz elétrica durante o dia. Mas sabemos que isso pode levar um tempo”, conclui o coordenador.

Fonte: http://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticias/sustentabilidade-e-foco-de-acoes-em-escola-no-sul-de-minas/

Publicado em 14/06/2012, em Anastasia, Antonio Anastasia, Choque de Gestão, Gestao Pública, Gestão, Gestão Eficiente, Gestão em Minas e marcado como , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: