Gestão Eficiente: Travessia Saúde é apresentado para cidades mineiras beneficiadas pelo programa

Oitenta e quatro municípios mineiros foram contemplados com o Travessia Saúde em 2012

O subsecretário de Vigilância e Promoção à Saúde da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG), Carlos Alberto Pereira Gomes, apresentou, em evento realizado em Belo Horizonte, o Travessia Saúde (subprojeto do Programa Travessia) para os 84 municípios contemplados com o projeto em 2012. O projeto visa reestruturar as Unidades Básicas de Saúde dos municípios para incentivar a promoção à saúde, diminuindo o índice de gravidez na adolescência, mortalidade e desnutrição infantil, tabagismo, entre outros. Visa assim, como todos os outros subprojetos do programa, melhorar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) desses municípios.

O foco do Travessia Saúde é trabalhar junto aos municípios e gestores de saúde um plano de ação de vigilância e prevenção de doenças crônicas não transmissíveis. Para isso, o diagnóstico da análise de situação de saúde dos municípios do Programa Travessia foi apresentado pela equipe de promoção à saúde da SES/MG.

“Parcerias entre todos os setores de Minas Gerais são de total importância para um salto no desenvolvimento de vida dos mineiros e mineiras”, afirma o subsecretário Carlos Alberto.

Os principais focos trabalhados foram: a adequação da estrutura de todas as vigilâncias, o aprimoramento dos conselhos regionais de saúde e o fortalecimento da atenção primária à saúde e redes de atenção à saúde.

“Devemos integrar os municípios, promovendo a saúde dos mineiros através da inter-relação de secretarias, melhorando assim o padrão de vida da população,” ressalta a coordenadora de Vigilância e Promoção à Saúde, Daniela Campos.

Para selar a união entre a SES e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), coordenadora do Programa Travessia, estavam os Meninos do Morro de Itaguara, com uma bateria formada por cerca de 20 crianças, todas beneficiadas com programas de políticas públicas ligados ao Travessia.

O programa

O Programa Travessia, coordenado pela Sedese, é executado de forma integrada por vários órgãos e entidades da administração pública estadual, assim como a SES/MG. Surgiu para integrar forças do Estado visando à coordenação e articulação em ações diversas, com o objetivo claro de melhorar as condições de vida da população. Ao contrário de ações setorizadas, as políticas públicas são implementadas de maneira coordenada e integrada às necessidades específicas de cada município selecionado.

A partir de 2012, o Programa Travessia se desmembrou em seis projetos estratégicos para promover a inclusão social e econômica da população, por meio da articulação de políticas públicas nos eixos educação, saúde e desenvolvimento social, em territórios definidos.

Fonte: http://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticias/travessia-saude-e-apresentado-para-cidades-mineiras-beneficiadas-pelo-programa/

Publicado em 05/06/2012, em Anastasia, Antonio Anastasia, Choque de Gestão, Gestao Pública, Gestão, Gestão Eficiente, Gestão em Minas e marcado como , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: