Governo de Minas: Ouvidoria Geral empossa novos ouvidores de Polícia e do Sistema Penitenciário

Rodrigo Xavier da Silva e Marcelo José Gonçalves da Costa tomaram posse para um mandato de dois anos

Renato Cobucci/Imprensa MG
Posse dos novos ouvidores de Polícia e do Sistema Penitenciário, nesta segunda-feira (4), na Cidade Administrativa
Posse dos novos ouvidores de Polícia e do Sistema Penitenciário, nesta segunda-feira (4), na Cidade Administrativa

Os novos ouvidores de Polícia e do Sistema Penitenciário da Ouvidoria Geral do Estado (OGE) tomaram posse na tarde desta segunda-feira (4). Nomeados para um mandato de dois anos, os ouvidores de Polícia, Rodrigo Xavier da Silva, e do Sistema Penitenciário, Marcelo José Gonçalves da Costa, foram empossados pela ouvidora-geral, Célia Barroso, e pelo ouvidor-geral adjunto, Agílio Monteiro. A solenidade aconteceu na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, sede do Governo de Minas.

Falando pela primeira vez como ouvidor de Polícia, Rodrigo Xavier disse estar honrado pela indicação e esperarretribuir a altura. “A melhor maneira de agradecer a confiança depositada em meu nome virá na forma de trabalho, na dedicação integral à ouvidoria de Polícia, no respeito às instituições policiais, no rigor com a verdade e lisura dos procedimentos e, principalmente, na garantia aos cidadãos em confiarem suas dores a este ouvidor, que irá ouvi-las e apura-las, de forma transparente e isenta”, declarou.

Em seguida, Marcelo Gonçalves da Costa ressaltou o prazer em assumir o cargo de ouvidor do Sistema Penitenciário e citou os direitos da população e os deveres do ouvidor. “Todo e qualquer cidadão merece ser bem atendido, seja em suas reclamações ou em situações pertinentes às transgressões de seus direitos. Ao ouvidor, cabe agir e estar presente apurando, registrando e dando encaminhamento jurídico às diversas manifestações do cidadão”, afirmou. Marcelo Gonçalves acrescentou ainda que irá trazer sua experiência para ouvidoria na busca do aprimoramento e da humanização do sistema penitenciário.

Célia Barroso encerrou a cerimônia de posse destacando a vocação dos novos ouvidores para os cargos que irão exercer. “Doutor Rodrigo, doutor Marcelo, os senhores  demonstraram, pela  peculiar história da vida profissional de cada um, a mais pura vocação para cuidar dos interesses sociais, na  área da segurança pública. Na vocação, quem se realiza é a alma e é através dela que os frutos também serão colhidos pela sociedade mineira, destinatária final do nosso trabalho”, afirmou a ouvidora-geral. “Temos esperança e confiança no esforço e na dedicação que cada um dos senhores destinará à Ouvidoria Geral do Estado de Minas Gerais”, completou.

Estiveram presentes na solenidade, entre autoridades civis e militares, o secretário de Estado de Defesa Social, Rômulo Ferraz; o subsecretário de Integração de Defesa Social, Robson Lucas; o comandante geral da Polícia Militar, Cel. Márcio Santana; o chefe de Estado Maior do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, Cel. Ivan Gamaliel; o subsecretário de Administração Prisional de Minas Gerais, Murilo Andrade; o diretor de Assuntos Institucionais, Cel. Matuzail Martins; o delegado geral e chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, Cylton Brandão; o chefe adjunto da Polícia Civil de Minas Gerais, Jesus Barreto; o corregedor geral de Polícia Civil de Minas Gerais, Renato Patrício; o subcorregedor da Polícia Civil de Minas Gerais, Antônio Gama Junior; a chefe de gabinete da OGE, Mônica Coelho,e as ouvidoras de Saúde, Ana Piterman,e de Fazenda, Patrimônio e Licitações Públicas, Maria Celeste Cardoso Pires.

Currículo

O novo ouvidor de Polícia, Rodrigo Xavier da Silva, tem 36 anos, é formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) e pós-graduado em Criminologia pelo Instituto de Educação Continuada (IEC) PUC-MG. Servidor público da Secretaria de Estado de Defesa Social desde 2008, Rodrigo Xavier da Silva tem cursos de aperfeiçoamentos em Gestão Local de Política de Prevenção do Crime e da Violência, pela Escola de Governo da Fundação João Pinheiro; em Direitos Humanos e Direitos dos Cidadãos, pela PUC-Minas; e de Segurança Pública Cidadã pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Sensp). Já exerceu os cargos de presidente do Conselho Penitenciário de Minas Gerais; secretário-geral da Comissão de Assuntos Penitenciário da OAB-MG; mediador da Integração da Gestão em Segurança Pública (Igesp) – 1ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp), consultor de Mobilização – Secretaria Nacional de Segurança Pública, e supervisor de Metodologia do Programa de Reintegração Social de Egressos do Sistema Penitenciário de Minas Gerais.

O novo ouvidor do Sistema Penitenciário, Marcelo José Gonçalves da Costa, tem 54 anos, é bacharel em Direito e em Psicologia pela Fumec e pós-graduado em Criminologia pelo IEC-PUC-Minas/Acadepol. Servidor público da Secretaria de Estado de Defesa Social desde 2011, Marcelo José Gonçalves da Costa tem cursos de aperfeiçoamentos em Direitos Fundamentais, Criminologia e Gestão Organizacional do Sistema Penitenciário pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já exerceu também os cargos de diretor da Unidade Setorial da PPP Penitenciária; assessor da Unidade Setorial da PPP Penitenciária; diretor-geral do Centro de Apoio Médico e Pericial; e psicólogo da Superintendência de Articulação Institucional e Gestão de Vagas – Presídio Floramar, em Divinópolis.

Fonte: http://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticias/ouvidoria-geral-empossa-novos-ouvidores-de-policia-e-do-sistema-penitenciario/

Publicado em 04/06/2012, em Anastasia, Antonio Anastasia, Choque de Gestão, Gestao Pública, Gestão, Gestão Eficiente, Gestão em Minas e marcado como , , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: