Governo de Minas: combate ao mosquito da dengue é lembrado durante comemoração ao dia mundial do meio ambiente

Milhares de pessoas realizaram a troca de lixo reciclável por leite durante programação especial no Parque Lagoa do Nado

Alessandra Maximiano / SES
Moradores da capital foram orientados sobre como acabar com o foco do mosquito transmissor da dengue
Moradores da capital foram orientados sobre como acabar com o foco do mosquito transmissor da dengue

Cerca de cinco mil pessoas participaram no último sábado (02) das ações de incentivo ao combate à dengue no Parque Lagoa do Nado, na região Norte de Belo Horizonte, como parte das comemorações pelo Dia Mundial do Meio. A mobilização realizada pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES) em parceria com o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg), promoveu a troca de materiais inservíveis, como pneus, latas e garrafas pet por caixas de leite longa vida doados pela empresa Cemil.

Durante apenas uma manhã, foram recolhidas 31.330 latas, 4.701 garrafas pet e 74 pneus que serão doados para a Cooperativa de Materiais Recicláveis da Pampulha (Comarp). Todo o material será destinado de forma correta para a reciclagem contribuindo assim para a preservação do meio ambiente  e  a eliminação de focos do mosquito da dengue.

“A parceria estabelecida para a realização do evento trouxe muito mais do que mobilização e conscientização. As pessoas aprenderam sobre saúde e sobre a importância de se preservar o meio ambiente”, afirmou a coordenadora de promoção social da Ocemg Cláudia Melo.

José Geraldo da Silva e Aparecido dos Anjos, moradores do bairro Nova Pampulha, entregaram juntos 4.200 latas e se dizem satisfeitos por contribuírem na eliminação do mosquito da dengue. “Muitas vezes vamos acumulando objetos no quintal e não temos a noção do quanto podem nos prejudicar. Fico feliz, pois agora não temos mais focos de dengue em nossas residências”, afirmou José Geraldo.

Para Hévila Maria Ferreira, moradora do bairro Itapoã, essa ação que reuniu a preservação do meio ambiente e o combate ao mosquito da dengue contribuirá diretamente para o bem estar de toda a comunidade. “Fiquei sabendo da troca na escola do meu neto. Na minha casa nunca apareceu focos do mosquito da dengue, mas mesmo assim eu me preocupo para que nunca apareça”, afirmou.

Além da troca, os participantes do evento receberam material informativo de como evitar a doença e as crianças receberam o almanaque Edi&Gita que ensina de forma lúdica como identificar os focos do mosquito da dengue. Gustavo Souza de Abreu, de 12 anos, acompanhado pelo pai, entregou um pneu e recebeu em troca uma caixa de leite longa vida.  “Eu e meu pai ficamos mais tranqüilos de ter eliminado o mosquito da nossa casa. Não quero que a minha família seja o alvo da dengue”, disse o garoto.

Fonte: http://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticias/combate-ao-mosquito-da-dengue-e-lembrado-durante-comemoracao-ao-dia-mundial-do-meio-ambiente/

Publicado em 04/06/2012, em Anastasia, Antonio Anastasia, Choque de Gestão, Gestao Pública, Gestão, Gestão Eficiente, Gestão em Minas e marcado como , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: