Gestão Anastasia: Governo de Minas comemora o Dia Mundial sem Tabaco

Programação especial na Cidade Administrativa alertou cidadãos sobre os males do cigarro para a saúde

“Fumar: faz mal pra você, faz mal para o planeta”, é o tema deste ano do Dia Mundial sem Tabaco, neste 31 de maio. Para marcar a data, a Secretaria de Estado de Saúde (SES), em parceria com a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Secretaria de Esportes e da Juventude (SEEJ), Subsecretaria de Políticas Antidrogas, Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais e Polícia Militar de Minas Gerais promoveram, nesta quinta-feira, atividades culturais na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves.

A programação incluiu a participação de grafiteiros e grupo de dança de rua da Central Única de Favelas (Cufa) e demonstração de manobras de skatistas. De acordo com a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Renata Maria Paes de Vilhena, o objetivo da ação foi mobilizar e alertar sobre os problemas causados pelo uso do tabaco. “Que o nosso único vício seja o cuidado com o corpo e a saúde”, afirmou a secretária. O secretário-adjunto de Esportes e da Juventude, Rogério Romero, também esteve presente e reforçou a importância da prática de esportes e o abandono do uso do tabaco para uma vida mais saudável.

Segundo Jesus Alves, servidor da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) parar de fumar não é uma decisão fácil, requer força de vontade e empenho. Ele foi fumante durante 42 anos e há quatro meses sente os benefícios de ter abandonado o uso do cigarro. “Antes eu tinha dificuldades para caminhar, hoje diariamente caminho 12 km, passei a beber mais água e estou feliz por não ter mais cheiro de cigarro”, afirmou o servidor.

Minas contra o Tabaco

De acordo com Estela de Cássia Pereira, Coordenadora do Núcleo de Prevenção Primária do Câncer-Tabagismo da SES, estudantes e profissionais de saúde são informados sobre os riscos à saúde ocasionados pelo uso do tabaco por meio do programa “Saber Saúde”.

Também existe uma parceria entre a secretaria, o Ministério da Saúde e o Instituto Nacional do Câncer (Inca) para capacitar profissionais de saúde dos municípios do programa Abordagem Intensiva ao Fumante. A iniciativa propõe tratamento medicamentoso e terapia cognitiva comportamental às pessoas que desejam parar de fumar e estimula a implantação de ambiente livre de tabaco nas Unidades Básicas de Saúde. Atualmente, 374 municípios mineiros oferecem este tratamento gratuito para as pessoas interessadas em parar de fumar.

Riscos do tabagismo

Dados do Ministério da Saúde indicam que a fumaça do cigarro reúne cerce de 4.700 substâncias tóxicas, algumas cancerígenas. No Brasil, 23 pessoas morrem a cada hora em decorrência de doenças ligadas ao tabagismo. Até 2030, a estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) é de que oito milhões de pessoas podem morrer em consequência do fumo. A entidade classificou o tabaco como um dos fatores que mais contribuem para a epidemia de doenças não contagiosas, como ataques cardíacos, derrames, câncer e enfisema.

Fonte: http://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticias/governo-de-minas-comemora-o-dia-mundial-sem-tabaco-2/

Publicado em 31/05/2012, em Anastasia, Antonio Anastasia, Choque de Gestão, Gestao Pública, Gestão, Gestão Eficiente, Gestão em Minas e marcado como , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: