Governo de Minas: Unesco-Hidroex abre inscrições para mestrado na Europa

O Centro oferece cinco vagas para curso no Instituto de Educação para as Águas na cidade de Delft, na Holanda

Divulgação/Unesco-IHE
Fachada do edifício do Unesco-IHE, em Delft na Holanda.
Fachada do edifício do Unesco-IHE, em Delft na Holanda.

O Governo de Minas, através do Centro Internacional de Educação, Capacitação e Pesquisa Aplicada em Águas (Unesco-Hidroex), abriu inscrições para estudantes que queiram cursar mestrado no Unesco-IHE – Instituto de Educação para as Águas, em Delft, na Holanda. Os interessados poderão optar pelas áreas de Gestão de Águas, Ciências Ambientais, Água e Infraestrutura Urbana e Ciência e Engenharia Hídrica.

A abertura das cinco vagas para o curso de mestrado é a primeira ação do Unesco-Hidroex, por meio da parceria firmada entre o Governo de Minas, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Unesco-IHE dentro do programa Ciência sem Fronteiras. A parceria ainda prevê a oferta total de 68 bolsas de estudos a especialistas brasileiros e pesquisadores estrangeiros, que se interessarem em desenvolver atividades no IHE, em Delft, e na Cidade das Águas, em Frutal.

Para o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), Narcio Rodrigues, que idealizou o convênio, Minas sai na frente ao realizar parceria com governo federal por meio do programa Ciência sem Fronteiras visando à capacitação de gestores em recursos hídricos. “Tivemos a preocupação, ao elaborar a nossa proposta, de escolher a água, que é um tema universal e um elemento de vida e conseguimos realizar uma parceria internacional muito importante com a Unesco”, enfatizou o secretário.

As inscrições vão até sexta-feira (1), a prova escrita e entrevista, para seleção dos candidatos, serão na terça-feira (12), em Belo Horizonte. Os cinco aprovados vão receber uma bolsa no valor total de até 40.980,00 euros, durante um período de até 18 meses para conclusão do curso. O edital com todas as informações das vagas de mestrado na Holanda, bem como a ficha de inscrição, se encontram disponíveis no site: http://www.hidroex.mg.gov.br/index.php/licitacoes/.

Excelência em águas

O Unesco-IHE é a maior instituição de pós-graduação do mundo no ensino sobre água, e a única instituição da ONU autorizada a conferir título de mestre a formandos e a promover programas de PHD.

Com inauguração prevista para 2014, a Cidade das Águas Unesco-Hidroex é uma iniciativa do Governo de Minas, por meio  da Sectes, frente ao desafio de conservação da água, com a missão de planejar, coordenar, executar, controlar e avaliar programas e projetos de defesa e preservação do meio ambiente, relativos à gestão das águas e dos recursos hídricos.

Fonte: http://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticias/unesco-hidroex-abre-inscricoes-para-mestrado-na-europa/

Publicado em 30/05/2012, em Anastasia, Antonio Anastasia, Choque de Gestão, Gestao Pública, Gestão, Gestão Eficiente, Gestão em Minas e marcado como , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: