Governo de Minas: Ipem/MG fiscaliza cronotacógrafos na BR 040 em Sete Lagoas

A operação acontece de 9h às 17h, e conta com a parceria da Polícia Rodoviária Federal

O Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem/MG) realiza, nesta quinta-feira (31), uma operação de fiscalização dos cronotacógrafos na BR 040, km 470, em Sete Lagoas. A operação acontece de 9h às 17h, e conta com a parceria da Polícia Rodoviária Federal. No horário de 9h às 11h, os responsáveis pela fiscalização estarão disponíveis para atendimento à imprensa.

Obrigatório em caminhões, ônibus escolares e coletivos e demais veículos com capacidade para transportar mais de 4.536kg ou acima de 10 passageiros, como vans, o cronotacógrafo é essencial para a segurança nas estradas. Considerado a “caixa preta” dos veículos, o cronotacógrafo é um aparelho que permite monitorar o deslocamento do veículo, bem como sua velocidade e distância percorrida.

Durante a operação de fiscalização, será verificada a validade do certificado de verificação emitido pelo Ipem/MG, além do lacre e etiqueta do Inmetro. Proprietários dos veículos ou empresas que não possuírem o certificado de verificação válido do cronotacógrafo serão autuados e têm dez dias para apresentar defesa junto ao Ioem/MG.

Cronotacógrafo

O cronotacógrafo contém um disco diagrama de papel ou fita que deve ser trocado a cada 24 horas ou sete dias. Para obter o certificado de verificação – obrigatório para transportar cargas e passageiros – o proprietário do veículo deve lacrar o equipamento em uma oficina autorizada pelo fabricante e credenciada pelo Inemtro. Em seguida, deve passar por ensaios em um posto autorizado pelo órgão federal, que analisa se o instrumento atende aos requisitos do regulamento. Caso seja aprovado, o certificado de verificação é emitido e tem validade de dois anos, em todo o território nacional.

O IpemMG possui dois postos de ensaio: um deles está localizado na sua sede, em Contagem, e outro na regional Uberlândia. Em Minas Gerais, outros 24 postos estão em funcionamento e a listagem completa está disponível no site http://dipin.inmetro.rs.gov.br/cronotacografo/

Fonte: http://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticias/ipemmg-fiscaliza-cronotacografos-na-br-040-em-sete-lagoas/

Publicado em 30/05/2012, em Anastasia, Antonio Anastasia, Choque de Gestão, Gestao Pública, Gestão, Gestão Eficiente, Gestão em Minas e marcado como , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: