Governo de Minas: Secretaria de Saúde mobiliza Sabará no “Meu bairro sem dengue”

A SES-MG ofereceu as ações do Dengue Móvel e do Dengômetro

Alexandre Ribeiro/SES-MG
O evento ocorreu na Escola Municipal Gabriela Leite Araujo, localizada no bairro Nossa Senhora de Fátima
O evento ocorreu na Escola Municipal Gabriela Leite Araujo, localizada no bairro Nossa Senhora de Fátima

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) mobilizou no sábado (26) a população de Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, no “Meu Bairro Sem Dengue”, uma ação de iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), para promoção de serviços e atividades em regiões de vilas e favelas e que tem como mote o combate à dengue. O evento ocorreu na Escola Municipal Gabriela Leite Araujo, localizada no bairro Nossa Senhora de Fátima.

A SES-MG ofereceu as ações do Dengue Móvel – caminhão que troca uma lata por uma borracha, uma garrafa pet por um lápis e um pneu por um caderno – e do Dengômetro, um espaço de convivência e de acesso às informações sobre a dengue, onde o cidadão toma conhecimento da situação da doença em sua região e aprendeu os métodos de prevenção e mobilização.

O garoto Wesley Silva, 10, recolheu mais de 20 pets, potenciais criadouros da larva do mosquito Aedes aegypti, apenas no quarteirão de sua casa e as trocou por lápis no Dengue Móvel. “Meus pais, geralmente, jogam fora as pets e ficam apenas com as latinhas, mas na escola ficamos sabendo da troca por material escolar  e então eles me ajudaram a recolher”, disse.

Dados epidemiológicos deste ano apontam redução de 46% dos casos notificados de dengue, em relação aos primeiros cinco meses do ano de 2011 em Sabará. Em maio do ano passado, o município registrava 146 casos da doença, enquanto, neste ano, registrou-se 63 casos. Entretanto, o último Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), realizado em janeiro deste ano, acusa a gravidade da situação: registrou-se um índice de 4,7 %, considerado de alto risco pelo Ministério da Saúde.

De acordo com a referência técnica em dengue da SES-MG, Geane Aparecida de Almeida, a redução de quase 80% dos casos notificados da doença no ano passado se deve muito à capacidade de mobilização no Estado e essa preocupação não deve diminuir para o ano de 2012. “Devido à intensidade das chuvas por virem, os cuidados preventivos do cidadão para o combate à dengue devem ser permanentes e reforçados”, alertou.

Em Sabará, a preocupação é a mesma. O coordenador de zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde de Sabará, Wellington Duarte, afirma que os trabalhos de prevenção à dengue não devem ocorrer apenas em períodos críticos. “Estamos tendo agora em maio chuvas que seriam incomuns de se esperar nessa época, por isso é importante conscientizar a população para a prevenção constante”, disse.

Ainda segundo Wellington, o município de Sabará já estuda propostas legislativas para penalização de moradores omissos na prevenção à dengue ou que impeçam o trabalho dos agentes de epidemiologia. Dentre as medidas, caberia a autorização de entrada forçada dos agentes e responsabilização dos moradores por meio de multas.

Segundo o responsável pela Assessoria de Assuntos para Vilas e Favelas, da Sedese, Weslei Morais, o combate à dengue deve ser constante para ser efetivo e o “Meu Bairro Sem Dengue” deve conseguir atrair a atenção da comunidade para a causa. “Pela troca de inservíveis por material escolar a comunidade tem um primeiro estímulo que, em seguida, evoluirá para um cuidado no combate aos focos do mosquito da dengue. Por isso, a conscientização deve ser constante”, destaca.

Outras atividades

SETE: Oferta de vagas de emprego por meio do SINE

Sistema Divina Providência: Palestras sobre como conseguir empregos.

Clube Mackenzie: Seletiva de futebol feminino.

PUC – Atendimento Jurídico

CEMIG: Unidade Móvel para atendimento de débitos da população da Vila.

Fonte: http://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticias/secretaria-de-saude-mobiliza-sabara-no-meu-bairro-sem-dengue/

Anúncios

Publicado em 28/05/2012, em Anastasia, Antonio Anastasia, Choque de Gestão, Gestao Pública, Gestão, Gestão Eficiente, Gestão em Minas e marcado como , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: