Governo de Minas: Semana de Integração Tecnológica promove troca de informações entre produtores

Evento promovido pela Embrapa contou com participação de pesquisadores da Epamig e Emater-MG

Samantha Mapa / Ascom EPAMIG
Pesquisadora da Epamig Maria Celuta Viana ministrou curso sobre utilização de forrageiras em sistemas de pastejo
Pesquisadora da Epamig Maria Celuta Viana ministrou curso sobre utilização de forrageiras em sistemas de pastejo

Foi encerrada nesta quarta-feira (23) a 5ª Semana de Integração Tecnológica (SIT), promovida pela Embrapa Milho e Sorgo em Sete Lagoas. A programação incluiu seminários, cursos e visitas de campo nas unidades da Embrapa e da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), em Prudente de Morais, região Central de Minas.

O pesquisador da Epamig, Vicente Gontijo, ministrou curso sobre cultivo de peixes em sistema de fluxo contínuo de água para produção de tilápias do nilo. O pesquisador apresentou técnica que utiliza caixas de fibra de vidro onde a água circula ininterruptamente. O sistema oferece várias vantagens como facilidade de manejo, redução dos impactos ambientais e aumento significativo do volume produzido.

O Programa Estadual da Cadeia Produtiva do Leite (Minas Leite) foi apresentado aos produtores da região de Sete Lagoas. O coordenador do Programa Minas Leite, Feliciano de Oliveira, da Emater-MG, falou sobre produção de leite em sistemas sustentáveis no Brasil e no mundo. De acordo com Feliciano, o Brasil ocupa o quinto lugar no ranking dos maiores países produtores de leite e Minas Gerais ocupa a primeira posição na lista dos maiores estados brasileiros produtores de leite.

“Perdemos para os estados da região Sul a média de produtividade, mas ganhamos em relação à média da produtividade brasileira. Precisamos aprimorar os sistemas de produção”, disse. Feliciano ressaltou a importância dos treinamentos em bovinocultura para técnicos da extensão e produtores realizados na Fazenda Experimental da Epamig, em Felixlândia.

O pesquisador da Epamig, José Reinaldo Ruas, apresentou resultados de pesquisas em bovinocultura realizados desde 1998 na Fazenda Experimental de Felixlândia, em sistema de produção de leite com vacas mestiças F1. O pesquisador apontou alguns fatores de interferência na produção de vacas mestiças, resultado de cruzamento de Holandês x Zebu: raça materna, peso ao parto, adaptação à ordenha, número de ordenhas, ordem de parto e local de criação do rebanho. “Todos esses fatores associados à boa nutrição do animal e mão de obra treinada podem interferir nesse sistema”, explicou.

Troca de conhecimento

A Semana de Integração Tecnológica reuniu pesquisadores, extensionistas, produtores, técnicos e representantes de empresas privadas na discussão de temas como, Programa de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (ABC), Pecuária de Leite, Sistema de Integração Lavoura, Pecuária e Floresta, Inovações Tecnológicas na Silvicultura e manejo de dejetos de suínos e aves com foco na preservação ambiental.

Também foram realizados cursos em diversas áreas da agropecuária, voltadas para as demandas da realidade das propriedades da região Centro-Oeste de Minas como, produção de silagem, qualidade na produção de queijo, produção e multiplicação de mandioca, sistemas de produção de milho e sorgo, dentre outros.

Fonte: http://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticias/semana-de-integracao-tecnologica-promove-troca-de-informacoes-entre-produtores/

Publicado em 23/05/2012, em Anastasia, Antonio Anastasia, Choque de Gestão, Gestao Pública, Gestão, Gestão Eficiente, Gestão em Minas e marcado como , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: