Governo de Minas: Expovet na Superagro 2012 mostra a força de um mercado que movimentou R$ 12,2 bilhões em 2011

Na edição de 2011, a feira recebeu a visita de profissionais de 240 cidades de Minas

O mercado pet, em 2011, registrou faturamento de R$ 12,2 bilhões e cresceu 10,9% em relação a 2010. A expectativa para esse ano é de aumento de 13% na receita.  O Brasil tem o segundo maior faturamento do setor, o que corresponde a 8% do mercado mundial, atrás somente dos Estados Unidos. Os dados são da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet). São associados da instituição empresas do segmento de alimentação, pet care (equipamentos, acessórios e produtos para higiene e beleza), medicamentos veterinários e serviços.

É neste cenário positivo que a Expovet – Feira de Negócios, Serviços e Produtos Pet e Veterinários – realiza em 2012 sua terceira edição, amparada no sucesso dos dois primeiros anos. Na edição de 2011, a feira recebeu a visita de profissionais de 240 cidades de Minas. A Expovet é uma feira de negócios direcionada aos profissionais e empresas da área Pet & Vet de Minas Gerais, incluindo médicos veterinários, pet shops, clínicas e consultórios, criadores, associações e instituições, ONGs, atacadistas distribuidores, tosadores e importadores.

Crescimento

O mercado pet brasileiro é constituído por 101 milhões de animais. Para atendê-lo, existe uma indústria de produtos composta por mais de 500 empresas, entre pequenas, médias e grandes, focadas em quatro segmentos: pet food, que representa 69% do faturamento do setor; pet care (acessórios, produtos para higiene e beleza, e equipamentos) com 7% do faturamento; produtos veterinários que representam 8%, e 16% referente a serviços. O setor gerou cerca de 220 mil empregos diretos em 2011.

“O crescimento do mercado pet deve-se ao aumento da criação de animais de estimação e em decorrência da mudança do perfil da população. Hoje, casais  com  filhos  têm  animais de  estimação para  satisfazer  as  crianças;  os  sem filhos  ou  com  filhos  adultos  que  saíram  recentemente  de  casa,  têm  bichos  para  não  se  sentirem sozinhos, assim como os idosos e os jovens solteiros que moram sozinhos”, explicou o presidente executivo da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), José Edson Galvão de França.

O mercado mineiro tem registrado expansão, assim como no restante do país. Em Minas, há 8.500 pet shops e 9.054 médicos veterinários. Atualmente, existem diversas alternativas para o bem-estar dos animais domésticos. “O cuidado com o animal de estimação sempre começa com a alimentação. Por isso, a Abinpet trabalha para mostrar à sociedade os benefícios da alimentação industrializada que estejam com a situação regulamentada junto aos órgãos competentes. Além desse cuidado com a alimentação, é importante passear com o animal e levá-lo periodicamente ao veterinário”, disse o presidente da Abinpet.

A longevidade e os estilos de vida solitários nas grandes cidades fazem dos pets importantes na vida das pessoas. Essa mudança é um dos principais fatores que fazem deste setor um dos mais lucrativos e promissores atualmente no país, segundo França. “Os benefícios da relação entre os seres humanos e os animais  de  estimação  foram fundamentais para o aumento da relevância desde mercado. Os animais ajudam, por exemplo, ao contribuir em terapias assistidas ajudando na melhora da capacidade motora, da estima e da interação  entre  indivíduos. No  caso  dos  cães  guias,  é possível auxiliar  deficientes  visuais   a  detectar obstáculos acima da cintura e facilitar a travessia de ruas movimentadas”.

Fonte: http://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticias/expovet-na-superagro-2012-mostra-a-forca-de-um-mercado-que-movimentou-r-122-bilhoes-em-2011/

Publicado em 22/05/2012, em Anastasia, Antonio Anastasia, Choque de Gestão, Gestao Pública, Gestão, Gestão, Gestão Eficiente, Gestão em Minas e marcado como , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: