Gestão da Saúde: Montalvânia receberá Força Tarefa de Combate à Dengue

A Força Tarefa permanece no município até o dia 1º de junho

O município de Montalvânia, localizado no Norte de Minas Gerais, receberá a partir desta segunda-feira (21), a Força Tarefa de Combate à Dengue, da Secretaria de Estado de Saúde (SES). Além da eliminação de focos por equipes de agentes epidemiológicos, trocas de inservíveis – pneus, latas e pets – por material escolar serão feitas por meio do Dengue Móvel, de modo a estimular a população na tomada de hábitos preventivos. A Força Tarefa permanece no município até o dia 1º de junho.

O Dengue Móvel é um caminhão que percorre os bairros trocando materiais descartáveis por material escolar. Latas, garrafas pets e pneus serão entregues ao receber, respectivamente, borrachas, lápis e cadernos, de modo a estimular a população a retirar de casa os objetos que possam acumular água e se tornarem possíveis criadouros do mosquito. No dia 23, o Dengue Móvel realizará as trocas no Mercado Municipal (Praça Platão, Centro), das 8h às 11h, e na Praça de Esportes (Avenida Confúcio, Centro), das 13h30 às 16h30.

Dados epidemiológicos deste ano apontam aumento do número de casos notificados de dengue em relação ao ano passado. Foram notificados 78 casos de janeiro a maio deste ano, um aumento de 28% em relação ao primeiro trimestre de 2011, quando o município registrava 22 casos da doença.

Desde o ano passado a cidade, em ação integrada com a Gerência Regional de Saúde de Sete Lagoas, une esforços para reverter o panorama. Durante o ano de 2011 foram desenvolvidos mutirões de limpeza, reuniões técnicas e eliminação de potenciais focos.

Para o coordenador de epidemiologia em dengue da Gerência Regional de Saúde de Januária (GRS – Januária), Marcos Oreste, a Força Tarefa é a oportunidade certa para a população ser alertada para o problema da dengue. “A Força Tarefa é uma medida de choque, quando ela chegar a população tomará conhecimento da importância do trabalho preventivo para evitar a dengue”, disse.

De acordo com Marcos Oreste, a efetividade das ações de mobilização poderão ser medidas nas semanas seguintes, através dos trabalhos de registro focal, que poderão acusar ou não a presença de larvas do mosquito Aedes aegypti.

Força Tarefa

Atuando nas áreas da Assistência, Comunicação e Epidemiologia, a Força Tarefa Dengue tem como arma as ações de mobilização social. Os profissionais que atuam na força tarefa têm por objetivo combater os focos que podem servir de criadouro para a dengue e conscientizar a população sobre o problema. Eles atuam como um reforço às ações que já devem existir nos municípios.

Além disso, durante a força tarefa, uma Equipe de Mobilização atua na cidade. Pesquisas indicam que 90% dos focos da dengue estão dentro das casas e que as pessoas sabem o que deve ser feito para combater o mosquito, mas não agem, daí a importância de um trabalho de mobilização.

As grandes inovações apresentadas pela Força Tarefa são o Dengue móvel e o Dengômetro. O material recolhido pelo Dengue Móvel tem destino certo. Nos municípios visitados pela Força Tarefa, cooperativas e associações de coletores de recicláveis convertem garrafas pet, latinhas e pneus e artesanato e peças de utilidade, como vassouras e artigos de cozinha.

Fonte: http://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticias/montalvania-recebera-forca-tarefa-de-combate-a-dengue/

Publicado em 18/05/2012, em Anastasia, Antonio Anastasia, Choque de Gestão, Gestao Pública, Gestão, Gestão Eficiente, Gestão em Minas e marcado como , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: