Gestão Anastasia: Ouvidoria Geral e Secretaria de Educação firmam parceria para divulgar boas práticas

Iniciativas de destaque em escolas públicas poderão ser retratadas em vídeos, que serão exibidos na Rede Minas e na internet

Divulgação / SEE
Boas práticas de alunos e professores da rede de ensino serão retratadas em vídeos
Boas práticas de alunos e professores da rede de ensino serão retratadas em vídeos

Alunos produzem filtro biológico para reduzir poluição da água; professores criam projeto ambiental de recuperação de nascentes; estudantes aprendem Física viajando pelo mundo dos quadrinhos; versos, estrofes e rimas de alunos, impressos em sacos para embalar pães circulam pela cidade; estudantes, professores e comunidade fazem ações de combate a dengue; escola cria horta para estimular consumo de alimentos saudáveis.

Esses são alguns exemplos de boas práticas desenvolvidas todos os dias nas escolas da rede estadual de ensino em Minas Gerais. Ações que partem de alunos, professores, especialistas, pais e membros da comunidade, e que modificam, transformam, contribuem para uma atitude reflexiva na formação desses protagonistas, que se habituam a serem cidadãos mais participativos, com um comportamento mais ético, responsáveis e tolerantes.

Com o objetivo de disseminar essas e outras iniciativas, a Secretaria de Estado de Educação (SEE) e a Ouvidoria Geral do Estado (OGE), com participação da Rede Minas, firmaram uma parceria para divulgar na TV e mídias sociais as iniciativas de boas práticas desenvolvidas pelas escolas mineiras. A decisão foi tomada pela ouvidora-geral, Célia Barroso, e a Secretária de Educação, Ana Lúcia Gazzola. O projeto conta também com a participação da Rede Minas.

Os exemplos de boas práticas reunidos a partir das escolas serão, gradativamente, transformados em vídeos que serão veiculados na programação da emissora. Inicialmente a proposta consiste na produção de três séries, contemplando, cada uma, 10 de vídeos com duração de até dois minutos.  A expectativa é que a série vá ao ar no segundo semestre deste ano. As datas e os horários ainda estão sendo definidos. O material também será veiculado pelo canal da Secretaria de Educação no YouTube.

Para a secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola, destacar as boas ações e exemplos das escolas é fundamental para que a sociedade comprove como a rede pública tem buscado iniciativas inovadoras de ensino. “Essas ações são resultado de um trabalho compartilhado e integrado, que conta com o envolvimento de alunos, professores, servidores e da comunidade”, destaca. “E, agora, com a possibilidade de contarmos com o apoio da Ouvidoria, que é um canal importante de comunicação entre o Estado e o cidadão, teremos ainda mais condições de conhecer e divulgar boas iniciativas realizadas por nossas escolas”, completa.

A ouvidora-geral do Estado, Célia Barroso, explicou que a iniciativa é um projeto que decorre da consolidação da “Ouvidoria Pedagógica”, que consiste em ouvir boas práticas e capilarizar a informação para todo o Estado de Minas, utilizando as redes sociais (Facebook, Twitter e YouTube) e a mídia tradicional. A OGE Pedagógica também pretende ouvir informações sobre boas práticas nas áreas de saúde, polícia, sistema penitenciário, meio ambiente, licitações entre outros temas.

A ampliação da parceria foi referendada em recente encontro com a SEE, e reuniu a secretária-adjunto, Suely Pires, a chefe de Gabinete da SEE, Maria Cláudia Peixoto, o diretor-executivo da Associação de Desenvolvimento da Radiodifusão de Minas Gerais (ADTV) da Rede Minas, Hugo Teixeira, e os assessores de Comunicação Marcílio Lana, da SEE, e Telma Santos, da OGE. Célia Barroso destacou que os projetos em andamento consolidam os novos objetivos da OGE, solidamente construídos para atender a gestão para a cidadania.

Outras práticas

Outra iniciativa da SEE para divulgar as boas iniciativas escolares já vem sendo colocada em prática desde o início da atual gestão. A partir de janeiro do ano passado, a Secretaria de Estado de Educação iniciou a divulgação de bons exemplos de projetos e ações no Blog da Educação. O site é um canal direto entre as escolas e a Secretaria e já publicou mais de 200 matérias jornalísticas sobre boas experiências praticadas pelas unidades escolares.

Além do Blog da Educação e da veiculação de vídeos pela Rede Minas, a Secretaria de Educação também construiu um novo canal de divulgação e comunicação. É o site dito&feito, que foi ao ar em março deste ano.

Fonte: http://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticias/ouvidoria-geral-e-secretaria-de-educacao-firmam-parceria-para-divulgar-boas-praticas/

Publicado em 18/05/2012, em Anastasia, Antonio Anastasia, Choque de Gestão, Gestao Pública, Gestão, Gestão Eficiente, Gestão em Minas e marcado como , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: