Governo de Minas: Coral BDMG faz segunda apresentação na Estrada Real

O projeto percorre cidades do interior de Minas para divulgar o canto coral e a música colonial mineira

O Coral do Banco de Desenvolvimento do Estado de Minas Gerais (BMDG) realiza no próximo domingo, dia 20 de maio, apresentação na igreja matriz de Dores de Campos, na região Central do Estado. O evento é o segundo dentro parte do projeto Coral BDMG na Estrada Real. Em abril, o grupo se apresentou na comunidade de Piedade do Paraopeba, em Brumadinho. Até agosto, o grupo passará por Santo Antônio do Itambé, São Thomé das Letras, Santo Antônio do Leite e São Gonçalo do Rio Abaixo, apresentando para a população composições históricas do século XVIII e início do século XIX. A regência é do maestro Arnon Sávio Reis de Oliveira.

O projeto resgata peças relevantes de compositores de diversas regiões do Estado, como Padre João de Deus de Castro Lobo, Jerônimo de Souza Lobo e Marcos Coelho Neto, que representam Ouro Preto e Mariana; José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita, que remete ao Serro e Diamantina; Manoel Dias de Oliveira e Padre José Maria Xavier que remontam a Tiradentes, São João del Rei e Prados. Em homenagem às demais cidades e compositores, muitos anônimos, será lembrado, Antônio Lopes Serino, a quem se atribui a Ladainha, cópia encontrada no Curral del Rei, atual Belo Horizonte.

A qualidade técnica e artística destas composições, sua atualidade estética para os padrões da época e a sua larga produção, vieram a público devido ao trabalho pioneiro do musicólogo Francisco Curt Lange. Este acervo musical do século XVIII ainda está longe de ser todo avaliado, porém, sua divulgação não deve se restringir a pequenos círculos acadêmicos, estendendo-se, também, a toda comunidade que pode se apropriar e incorporá-la no rol de sua própria cultura.

Mais informações sobre a apresentação pelo site do BDMG Cultural ou pelos telefones (31) 3219-8384 / 3219-8691.

Fonte: http://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticias/coral-bdmg-faz-segunda-apresentacao-na-estrada-real/

Publicado em 16/05/2012, em Anastasia, Antonio Anastasia, Choque de Gestão, Gestao Pública, Gestão, Gestão Eficiente, Gestão em Minas e marcado como , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: