Governo de Minas: Semana da Consciência Negra faz reflexão sobre a cidadania na Unimontes

Unimontes realiza série de debates em comemoração ao Dia da Abolição da Escravatura

Uma reflexão sobre a cidadania e o exercício do pleno direito dos povos no combate ao racismo. Esta é a proposta da Semana Municipal de Consciência Negra e do IV Seminário do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Estadual de Montes Claros, que acontecem em Montes Claros, a partir desta quarta-feira (16) – até o dia 18. A iniciativa, que conta com a parceria com a Prefeitura de Montes Claros, integra a semana em que se comemora o Dia da Abolição da Escravatura (13 de maio), com a promoção de palestras e distribuição de panfletos informativos e inauguração de biblioteca.

“A intenção é promover um debate sobre as questões étnico-raciais, principalmente sobre os temas como saúde, cidadania e educação sem racismo”, salienta a professora Zilmar Santos Cardoso, da comissão organizadora.

A programação prevê, na quarta-feira, às 16h, a inauguração a inauguração da “Biblioteca Afro Waway Kimbanda”, em homenagem que leva o nome do professor congolês e ex-coordenador do Neab/Unimontes, falecido em 2011. Na quinta-feira, das 7h às 13 h, na Praça Doutor Carlos, será realizada a Ação de Conscientização, Valorização, Reflexão e Cidadania, com exposições fotográficas e distribuição de informativos, além de aferição de pressão e testes de glicemia à comunidade.

Na sexta-feira, a partir das 13 horas, será realizado na sala Geraldo Freire (ao lado da Câmara Municipal), o Seminário “Saúde, Cidadania e Educação sem Racismo”, com várias palestras tratando de assuntos em relação à população negra. As atividades serão concluídas com os lançamentos do Edital do “Prêmio Zumbi/2012” e do “Projeto de Intervenção do NEAB nas Escolas Públicas”.

Ainda na sexta-feira, o Neab realiza a palestra “Reflexão sobre os retrocessos e avanços dos afrodescendentes no Brasil pós-abolição”, a ser proferida pela doutora Iolanda de Oliveira, da coordenadoria do Programa de Educação dos Negros na Sociedade Brasileira (PENESB/UF).

Fonte: http://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticias/semana-da-consciencia-negra-faz-reflexao-sobre-a-cidadania-na-unimontes/

Publicado em 14/05/2012, em Anastasia, Antonio Anastasia, Choque de Gestão, Gestao Pública, Gestão, Gestão Eficiente, Gestão em Minas e marcado como , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: