Governo de Minas: SES recebe comitiva de Santa Catarina
Técnicos da Fundação Catarinense de Municípios conhecem experiências exitosas da saúde de Minas
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) recebeu uma visita técnica de colaboradores da Fundação Catarinense de Municípios (FECAM), no Sul do país, nesta terça-feira (8), para uma apresentação do modelo de gestão pública em saúde adotada por Minas, visando a consolidação intermunicipal em saúde dos dois estados.
Na reunião estiveram presentes o Secretário Adjunto da SES, Breno Henrique Avelar de Pinho Simões, a chefe de Gabinete, Martha de Souza Lima e os técnicos responsáveis pela Assessoria de Cooperação Intermunicipal em Saúde (ACIS), Darlan Venâncio Pereira e Lenira de Araújo Maia. De Santa Catarina participaram doze representantes, dentre Secretários, Prefeitos e demais autoridades locais. Durante o encontro, o secretário adjunto apresentou um desenho detalhado do planejamento e gestão em saúde e suas demais especificidades.
Minas, que é um dos maiores Estados do Brasil em extensão territorial, busca oferecer uma assistência à saúde de qualidade e que englobe os quase 20 milhões de habitantes, por meio da implantação de novas diretrizes que vão de acordo com a aplicação e desenvolvimento de redes de atenção à saúde e o incentivo da auto-gestão intermunicipal.
Consórcios
Segundo a Chefe de Gabinete da SES-MG, Martha Souza Lima, a assistência em saúde fornecida pelo Estado, atende grande parte da população, na medida em que diretrizes, como a criação de redes de atenção e o incentivo dos consórcios intermunicipais, são fomentados pelo governo. “Em Minas, os consórcios se consolidam como importantes parceiros, associados a importantes instrumentos de economia de recursos e racionalização dos custos na área da saúde, em especial para os municípios de menor porte”, disse.
O Estado conta atualmente com 65 consórcios intermunicipais, podendo variar de tamanho, nível de gestão, cultura, perfil epidemiológico e condições assistenciais. Um consórcio pode abranger de 4 a 35 municípios, dependo da necessidade da região.
Troca de Experiências
A reunião teve como objetivo promover um intercâmbio de informações entre Minas e Santa Catarina, já que no estado do Sul, o projeto de consorcialização municipal ainda é recente e não possui uma estrutura completa que atenda boa parte da região. O Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste de Santa Catarina, integrado aos SUS funciona como elemento integrador que possibilita o remanejo de pacientes a atendimentos clínicos em outros locais.
Em Minas Gerais, a consorcialização municipal está ligada há vários fatores, alguns exemplos são o transporte de pacientes, a realização de exames, atendimentos especializados e distribuição de medicamentos. O Estado incentiva a criação de consórcios intermunicipais, por meio do repasse de verbas, fazendo com que os municípios tenham autonomia para definir as principais diretrizes que melhor atendam a região como um todo.
Fonte: http://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticias/ses-recebe-comitiva-de-santa-catarina/
Publicado em 08/05/2012, em Anastasia, Antonio Anastasia, Choque de Gestão, Gestao Pública, Gestão, Gestão Eficiente, Gestão em Minas, Gestão Pública e marcado como (FECAM), (SES-MG), administração pública, Anastasia, Anastasia Boa Gestão, Antonio Anastasia, Antonio Augusto Anastasia, Choque de Gestão, gestão pública, Governador Antonio Anastasia, Governo Antonio Anastasia, Governo de Minas, Minas Gerais, PSDB, Santa Catarina, Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.
Deixe um comentário
Comentários 1