Gestão da Educação: escola em Juiz de Fora lança campanha “Tolerância urgente: respeite o diferente”

Palestras, apresentações de trabalhos e discussões em sala de aula incentivam os alunos a respeitar o próximo

divulgação SEE
Monitores ajudam a a boa convivência na hora do recreio
Monitores ajudam a a boa convivência na hora do recreio

Tolerância, esse é o tema trabalhado por alunos, professores e funcionários da Escola Estadual Bernardo Mascarenhas em Juiz de Fora, Zona da Mata. A escola que é vinculada a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, lançou a campanha “Tolerância urgente: respeite o diferente”, que foca na necessidade de respeitar o próximo e suas diferenças. Diversas atividades sobre o tema estão sendo realizadas na primeira quinzena deste mês.

“No dia-a-dia percebemos a banalização da vida, em que atos fúteis acabam em ações violentas, simplesmente pela falta de tolerância das pessoas. Com base nessas observações e, em conversa com a direção da escola, pensamos em montar um projeto sobre o tema”, explica a supervisora da escola, Tânia Aparecida Moreira.

O programa de atividades da campanha inclui palestras sobre as diferentes culturas, a discriminação racial, a opção sexual, o deficiente visual, físico e auditivo, o idoso e o soro positivo que são conduzidas por especialistas e profissionais no assunto. Após as palestras, alunos e professores continuam as discussões em sala, com a produção de textos, cartazes e desenhos que serão expostos no encerramento da campanha. A exposição será aberta a toda a comunidade.

O projeto ganhou a adesão de parceiros como a prefeitura municipal, defensores e estudiosos dos temas transformando assim, o ‘Tolerância urgente: respeite o diferente’ em uma campanha na cidade. “Quando começamos a desenvolver o projeto ganhamos a simpatia da prefeitura e de parceiros. Sabemos que tudo começa pela escola, nós somos os grandes responsáveis pela mudança. É um trabalho de formiguinha, mas se cada um fizer a sua parte seremos um batalhão. É uma semente que vai inchando até germinar”, avalia Tânia Aparecida.

Para Paula da Silva Oliveira, estudante do 9º ano do ensino fundamental, a campanha é uma forma de motivar a mudança de hábitos entre as pessoas. “Tanto na escola, como na rua, há muitas pessoas diferentes convivendo. Muitas vezes julgamos as pessoas pela aparência e não pelo o que ela é, e o projeto ajuda a valorizar a pessoa pelo o que ela é”, lembra.

De estudante para estudante

Saber respeitar e conviver com as diferenças não é o único gesto de cidadania que uma pessoa pode exercer. A Escola Estadual Bernardo Mascarenhas, também promove outro projeto chamado ‘Representante de Turma e Monitor da Escola 2012’. Por meio dessa ação, os alunos elegem os colegas que vão auxiliar no monitoramento do recreio, na representação das turmas em eventos internos e externos e na liderança frente à turma.

Para a supervisora da escola, a ideia de colocar estudantes para orientar os colegas na adoção de boas práticas dentro do ambiente escolar tem apresentando bons resultados. “Mensalmente fazemos um lanche com todos os representantes para conversar e avaliar as ações do projeto. Percebo que os nossos representantes estão satisfeitos com isso. Eles falam a linguagem dos outros alunos, então, a comunicação fica muito mais fácil. Com o projeto deixamos de ter desentendimentos entre os alunos no recreio”, ressalta a professora.

Fonte: http://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticias/escola-em-juiz-de-fora-lanca-campanha-tolerancia-urgente-respeite-o-diferente/

Anúncios

Publicado em 04/05/2012, em Anastasia, Antonio Anastasia, Gestao Pública, Gestão Eficiente, Gestão em Minas, Governo, Governo de Minas, Governo do PSDB, Minas Gerais e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: