Gestão Anastasia: Escola de Saúde Pública de Minas inaugura curso para supervisores clínicos

Capacitação fortalecerá as redes de atenção em saúde mental do Estado

Marcos Pereira
Curso de Formação de Supervisores Clínico-Institucionais foi lançado nesta segunda
Curso de Formação de Supervisores Clínico-Institucionais foi lançado nesta segunda

A Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), inaugurou, nesta segunda-feira (23), o Curso de Formação de Supervisores Clínico-Institucionais da Escola de Supervisores da Rede de Atenção em Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas do Estado de Minas Gerais.

O curso, que terá aulas ministradas em Belo Horizonte, é um espaço de formação de novos gestores e supervisores clínico-institucionais que atuam na rede de atenção psicossocial, que é voltada ao tratamento de usuários de álcool e drogas.

Na aula inaugural, o coordenador do Curso de Formação de Supervisores Clínico-Institucionais, Marcelo Arinos, destacou a atuação estratégica dos supervisores dentro das políticas de saúde mental do Estado. “Essa nova atividade irá promover a qualificação de um ator importante para o modelo de atenção em saúde mental”, salientou.

Para o especialista em Política e Gestão da Saúde da Coordenadoria de Saúde Mental da SES, Fernando Ribeiro Andrade, a formação de novos supervisores fortalece as redes de atenção em saúde mental. “Há uma disseminação muito grande do álcool e outras drogas em nossa sociedade. Essa iniciativa representa uma democratização das redes de atenção”, pontuou.

A coordenadora do Grupo de Produção Temática em Saúde Mental da ESP-MG, Ana Marta Lobosque, lembrou que “o diálogo é essencial para o funcionamento das redes de atenção”. “O diálogo entre as diferentes esferas institucionais é a melhor forma de melhorar os instrumentos de atenção em saúde mental”, comentou Ana Marta.

Atenção psicossocial

O Curso de Formação de Supervisores contará com 14 encontros mensais na ESP-MG durante oito meses, totalizando 112 horas/aula. A metodologia inclui a realização de seminários e oficinas.

O supervisor Clínico do Centro de Apoio Psicossocial, Álcool e outras Drogas (CAPS-AD) de Conselheiro Lafaiete, Fernando Vidal, acredita que o curso fomentará a interlocução em torno do assunto. “Espero ampliar o saber e o fazer da atenção psicossocial, especificamente na problemática do álcool e outras drogas, reforçando a opção antimanicomial”, disse.

Criado em 2010, a Escola de Supervisores da Rede de Atenção em Saúde Mental, Álcool e outras Drogas é um novo campo de prática e produção de conhecimento integrado aos Centros de Atenção Psicossocial e às redes de atenção do Sistema Único de Saúde (SUS) em Minas Gerais.

Fonte: http://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticias/escola-de-saude-publica-de-minas-inaugura-curso-para-supervisores-clinicos/

Publicado em 23/04/2012, em Anastasia, Antonio Anastasia, Choque de Gestão, Gestao Pública, Gestão, Gestão Eficiente, Gestão em Minas e marcado como , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário