Gestão em Minas: Junta Comercial promove Arranjo Produtivo de Capacitação em Uberaba

Prazo médio para abertura de empresas na cidade reduziu de 15 para cinco dias apenas

A Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg) realizou mais um Arranjo Produtivo de Capacitação, desta vez, em Uberaba, no Triângulo Mineiro. O evento foi promovido em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae-MG), com a prefeitura, a Associação Comercial Industrial e de Serviços de Uberaba (Aciu) e o Sindicato dos Contabilistas. Mais de 60 pessoas participaram da atividade, que reuniu, além de representantes de várias instituições, autoridades do município.

O 1º Encontro com Contabilistas e Empresários foi realizado no auditório da Aciu e contou com a presença do presidente da associação, Manoel Rodrigues Neto, do  presidente do Sindicato dos Contabilistas, Mauro Sérgio de Melo, do gerente do Sebrae-MG na região Oeste, Marden Márcio Magalhães, do secretário Municipal de Planejamento de Uberaba, Karim Abud Maud, e do secretário municipal de Fazenda, Edvar Newton Pereira, dentre outras personalidades.

A supervisora da Jucemg em Uberaba, Keli Oliveira, destacou que o processo de abertura de empresas no município tornou-se ainda mais ágil e simplificado. Ela apresentou aos participantes as etapas do processo de abertura e formalização de empresas, além de abordar as principais ações e competências legais da Jucemg.

De acordo com a supervisora, o prazo médio de abertura de empresas em Uberaba foi de 15 dias em 2010. “A média em 2011 alcançou 9 dias e a média atual é de 5 dias, o que representa um avanço significativo e uma grande conquista que beneficia os usuários”, afirmou. Os participantes receberam ainda, capacitação sobre a Lei do Empreendedor Individual sob consultoria do Sebrae-MG.

Já o presidente da Aciu destacou o compromisso da entidade com o desenvolvimento econômico local. “Diante do nosso primeiro encontro, avalio que alcançamos todos os objetivos, cerca de 60 pessoas participaram, foi um ótimo momento para colocar frente a frente empresários, contabilistas e representantes de órgãos públicos para esclarecer constantes dúvidas na formação de uma empresa e de problemas futuros”, afirmou.

Manoel Rodrigues Neto, ressaltou a diminuição dos prazos para abertura de uma empresa. “Antes era de 60 dias e atualmente é possível concluir toda a formalização do empreendimento em apenas quatro dias”, completou, enaltecendo o apoio da Jucemg.

Arranjos Produtivos

Os Arranjos Produtivos de Capacitação contribuem de maneira direta para a geração de riqueza e trabalho em Minas Gerais, através de informações que estimulam o desenvolvimento dos negócios. Empresários e empreendedores recebem orientações por meio de cartilhas e palestras sobre registro, formalização e gestão de empresas, tanto para quem está abrindo, como para quem pretende melhorar a gestão de seu empreendimento, evitando o enfraquecimento do negócio nos primeiros anos de sua existência.

Os Arranjos Produtivos de Capacitação acontecem de forma contínua em todo Estado, promovidos pela Jucemg, por meio da Escola Permanente, para beneficiar o meio empresarial. “A Junta Comercial quer chegar cada vez mais perto do cidadão e é deste modo que vem conquistando a excelência de seu trabalho e servindo como referência para todo o país”, concluiu Keli Oliveira.

Fonte: Agência Minas

Publicado em 16/02/2012, em Anastasia, Antonio Anastasia, Choque de Gestão, Gestao Pública, Gestão, Gestão Eficiente, Gestão em Minas e marcado como , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: