Governo de Minas: Força Tarefa de combate à dengue chega ao município de Aimorés

Uma equipe de 21 agentes de endemias e duas mobilizadoras sociais ficam na cidade até sexta-feira

A Força Tarefa de Combate à Dengue da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) já está no município de Aimorés, na região Leste de Minas. Uma equipe formada por 21 agentes de endemias e duas mobilizadoras sociais da SES ficam na cidade até a próxima sexta-feira (17) para, em parceria com a prefeitura, atuar em áreas críticas do município.

A estratégia faz parte do Programa Estadual de Controle Permanente da Dengue do Governo de Minas, cujo lema em 2012 é “A Guerra continua – Todos Contra Dengue”. O objetivo central é a diminuição do risco de epidemias em municípios com maior índice de infestação, somando força aos agentes municipais e mobilizando a população sobre a necessidade de evitar a doença.

Para o superintendente Regional de Saúde de Governador Valadares, Augusto Barbosa, esta ação “demonstra a preocupação do Governo de Minas em dividir as responsabilidades com os municípios mineiros, buscando resolver os problemas da saúde, principalmente a dengue. Esta guerra apresenta excelentes resultados no Estado e o sucesso desta luta depende fundamentalmente do esforço conjunto do poder público e da sociedade, para que a esta ameaça seja eliminada em nossa região e no Estado”, ressaltou.

A Força Tarefa está capacitada para executar atividades de controle vetorial através de eliminação de criadouros do mosquito, tratamento focal e bloqueio de transmissão.

Mobilização Social

Uma das estratégias a serem utilizadas pelo Estado são as ações de mobilização social. As articuladoras sociais da SES, Bárbara Parreiras de Aquino e Marília Takahahi, promoveram nessa terça-feira (14), uma reunião com representantes da Prefeitura de Aimorés para estabelecimento das estratégias de trabalho.

Atividades de mobilização:

Dia 15-02 (quarta-feira) –14h, reunião intersetorial para sensibilização e mobilização das lideranças do município.

Dia 16-02 (quinta-feira) – 7h30 – panfletagem educativa nos postos de gasolina do município;

9h30, panfletagem na Praça do Relógio;

14h30, reunião com Instituições Estratégicas;

19h, reunião na Comunidade Conceição do Capim.

Dia 17-02 (sexta-feira) – 8h – reunião com a Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de Aimorés e com a Câmara de Dirigentes  Lojistas (CDL) e participação do Café Empresarial  promovido pela Instituição.

Situação em Aimorés

O município de Aimorés está incluído na lista das 30 cidades mineiras que apresentaram o último LirAa (Levantamento Rápido de Índices de Infestação) com índice parcial elevado de infestação (4,6%) e, por consequência, com alto risco de epidemia. Segundo dados do SINAN desde janeiro deste ano, a cidade contabiliza 194 casos notificados de dengue.

Fonte: Agência Minas

Publicado em 15/02/2012, em Anastasia, Antonio Anastasia, Choque de Gestão, Gestao Pública, Gestão, Gestão Eficiente, Gestão em Minas e marcado como , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: