Governo de Minas promove qualificação de jovens em intercâmbio na Europa

Jovens Mineiros Cidadãos do Mundo vai selecionar instituições de ensino superior que possuam cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de Engenharia Aeronáutica e Aeroespacial

Divulgação/Imprensa MG
Fernando Eduardo Resende, um dos participantes da 7ª edição do programa, em 2009
Fernando Eduardo Resende, um dos participantes da 7ª edição do programa, em 2009

Com o objetivo de promover o desenvolvimento do capital humano em áreas estratégicas e contribuir para o aumento da capacidade competitiva do Estado, o Governo de Minas Gerais abriu, nesta segunda-feira (13), inscrições para instituições que desejam participar da 9ª edição do programa Jovens Mineiros Cidadãos do Mundo. O projeto é coordenado pela Assessoria de Relações Internacionais da Secretaria Geral da Governadoria do Estado de Minas Gerais.

Na edição deste ano, serão selecionadas instituições de ensino superior que possuam cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de Engenharia Aeronáutica e Aeroespacial. As instituições escolhidas deverão indicar alunos matriculados nos três últimos semestres dos cursos de graduação em Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Engenharia Aeroespacial, Engenharia Aeronáutica e Engenharia Mecânica Aeronáutica e Engenharia de Controle e Automação. Eles farão intercâmbio no Institut Aéronautique et Spatial (IAS), com sede em Toulouse (França),  no período de 18 de junho a 14 de julho de 2012.

No mercado de trabalho potencial, destacam-se os polos de aviação civil do Vetor Norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e de Itajubá. O programa está inserido no contexto das ações de internacionalização de Minas Gerais, sendo uma iniciativa voltada para o ganho de competitividade através da capacitação e valorização dos profissionais.

As universidades mineiras interessadas em indicar alunos para participação no programa têm até o dia 18 de abril para encaminharem as propostas, que devem ser enviadas para o e-mail jovensmineiros@governo.mg.gov.br ou para o endereço da Secretaria Geral da Governadoria – Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, Prédio Gerais, 13º andar, Estação 067, Rodovia Prefeito Américo Gianetti, s/nº, bairro Serra Verde, Belo Horizonte (MG), CEP 31630-900.

O programa

Durante um período de aproximadamente um mês, os participantes selecionados participarão de cursos e visitas técnicas em universidades, centros de excelência, empresas e órgãos governamentais no estado/província parceiro. O programa é realizado em dois módulos – universitário e empreendedor público.

Em 2009, durante a 7ª edição do Jovens Mineiros Cidadãos do Mundo, Fernando Eduardo Resende, engenheiro da Computação e professor do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, foi um dos 20 estudantes que fizeram intercâmbio na Republic Polytechnic, em Cingapura. O programa ajudou a consolidar as relações de cooperação mútua entre Minas Gerais e aquele país asiático, por meio da Singapore Cooperation Enterprise (SCE).

“Foi uma experiência incrível poder participar do Jovens Mineiros Cidadãos do Mundo. Com o aprendizado que obtive no intercâmbio em Cingapura, posso contribuir com o desenvolvimento tecnológico de Minas Gerais. Sem dúvida os cursos e visitas técnicas que fizemos ajudaram bastante para a minha formação profissional. Os conhecimentos que adquiri, hoje são repassados aos meus alunos”, relata Fernando, que na época do intercâmbio era estudante da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Clique aqui para ler o Edital (arquivo PDF).

Publicado em 13/02/2012, em Anastasia, Antonio Anastasia, Choque de Gestão, Gestao Pública, Gestão, Gestão Eficiente, Gestão em Minas e marcado como , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário