Governo de Minas: Secretaria de Estado de Saúde participa de reunião de alinhamento junto ao Cosems

Encontro colocou em pauta ações voltadas à melhoria da saúde nos municípios, além de fortalecer a importância dos programas estruturadores do Governo de Minas

Encontro colocou em pauta ações voltadas à melhoria da saúde nos municípios, além de fortalecer a importância dos programas estruturadores do Governo de Minas
Nathália Freitas/Cosems-MG
Secretário destacou a importância de definir, em conjunto, propostas contundentes e eficazes para a saúde
Secretário destacou a importância de definir, em conjunto, propostas contundentes e eficazes para a saúde

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) participou, nessa quinta-feira (09), no Colegiado dos Secretários Municipais de Minas Gerais (Cosems-MG), de reunião de alinhamento com os presidentes dos Cosems Regionais, secretários Municipais de Saúde e membros da câmara técnica da Comissão Intergestores Bipartite (CIB). Uma das propostas discutidas foi a criação de um portal de transparência, que objetiva permitir a visualização da aplicação dos recursos públicos por todos os atores, de forma a instigar a sua correta aplicação.

O portal busca facilitar o acesso das transferências financeiras realizadas pela SES para os municípios. Além disso, permite, ainda, que os municípios acompanhem o repasse de recursos fundo a fundo e verifiquem quais recursos foram aplicados diretamente no seu município.

Para o presidente do Colegiado, Mauro Junqueira, a reunião é importante para o alinhamento de conceitos e propostas. “É fundamental mantermos este contato porque assim conseguimos definir melhor nossas ações, visando realizar em Minas Gerais uma política universal”, afirma.

O secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques, enfatizou sobre a responsabilidade que todos os gestores possuem em trabalhar pela melhoria da saúde em Minas. “O SUS acontece pelo trabalho de nós gestores, por isso precisamos definir em conjunto propostas contundentes e eficazes”.

Programas estruturadores

Após a reunião de alinhamento, Antônio Jorge e técnicos da SES, apresentaram quatro programas estruturadores da saúde para demonstrar seus pontos positivos e colocar em discussão, através de uma comissão técnica específica que conta com a participação do Cosems e SES, possíveis formas de aprimoramento.  Os projetos são: Mães de Minas, Plano de enfrentamento do câncer de mama, Implantação do Protocolo de Manchester na Atenção Primária e Rede de Atenção ao Deficiente e Autismo.

Fonte:

Publicado em 11/02/2012, em Anastasia, Antonio Anastasia, Choque de Gestão, Gestao Pública, Gestão, Gestão Eficiente, Gestão em Minas e marcado como , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: