Gestão em Minas: Unimontes já recebe inscrições de resumos para Congresso em Desenvolvimento Social

Poderão participar do encontro estudantes de graduação, pós-graduandos e profissionais das áreas afins

Os efeitos provocados pela crise mundial e as consequências do crescimento econômico no Brasil sob a ótica das pesquisas científicas produzidas na universidade e em outras instituições do país e do exterior. Esses são dois dos principais temas relacionados para o 3º Congresso em Desenvolvimento Social (Des) Igualdades Sociais e Desenvolvimento, que a Unimontes realizará entre 30 de maio e 1º de junho, no campus-sede.

A promoção é do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Social com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). Poderão participar estudantes de graduação, pós-graduandos e profissionais das áreas afins.

Ao longo dos três dias de evento, serão realizadas conferências, mesas-redondas, lançamento de livros e sessões de comunicação individuais e coordenadas. A conferência de abertura será realizada por Ricardo Antunes, professor titular de Sociologia no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade de Campinas (Unicamp), mestre em Ciência Política e doutor em Sociologia. É autor de publicações científicas na América Latina e Europa e, atualmente, desenvolve pesquisas sobre trabalho, nova morfologia do trabalho, ontologia do ser social, sindicalismo, reestruturação produtiva e centralidade do trabalho.

Trabalho

Os interessados em apresentar trabalhos científicos no congresso deverão encaminhar seus resumos até 26 de fevereiro. O resultado dessa seleção será divulgado em 7 de março. O encaminhamento do artigo completo deverá acontecer até 15 de abril.

Durante o congresso, serão analisados de forma mais abrangente temas, como a crise econômica e social vivida pelos países europeus e pelos Estados Unidos; a exclusão social e os níveis de miséria na África e em vários países da América Latina; o crescimento econômico – desigual e excludente – no Brasil (transferências de renda, endividamento das camadas populares, etc); degradação do meio ambiente (extração mineral, agricultura e outras formas de atuação nocivas ao meio ambiente).

Outras informações sobre a programação, grupos de trabalho, comissão organizadora e o comitê científico podem ser acessadas pelo portal http://www.congressods.com.br. O endereço eletrônico oferece, também, dados sobre as duas edições anteriores do evento realizadas em novembro de 2008 (Globalização do Regional e Regionalização do Global) e março de 2010 (Desenvolvimento e Educação em uma Perspectiva Histórica), respectivamente.

Grupo de trabalho

Os grupos de trabalho que estão relacionados para o evento são os seguintes: “A economia social e solidária para que desenvolvimento?”, “Estigma e desagregação do laço social”, “Direitos Humanos, Políticas Sociais e Pobreza”, “Desenvolvimento, gênero e geração”, “Desenvolvimento e educação”, “Indicadores de desigualdade social e desenvolvimento socioeconômico”, “Educação e relações étnico-raciais”, “A cidade: políticas públicas e os territórios da Política” e “(Des) Igualdades e ambiente: conflitos socioambientais”.

Mestrado em Desenvolvimento Social

O Mestrado em Desenvolvimento Social foi o primeiro programa institucional a ser implantado pela Unimontes. A turma inicial foi formada em 2004 e, dois anos mais tarde, aconteceram as primeiras defesas de tese. De lá para cá, 97 profissionais receberam o título de mestre em Desenvolvimento Social. Atualmente, o mestrado conta com 38 mestrandos e outros 120 alunos cursando disciplinas isoladas (uma por semestre).

Fonte: Agência Minas

Publicado em 09/02/2012, em Anastasia, Antonio Anastasia, Choque de Gestão, Gestao Pública, Gestão, Gestão Eficiente, Gestão em Minas e marcado como , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: