Gestão da Saúde: Verdelândia reduz índice de infestação do mosquito da dengue

Mobilização social é fundamental para prevenir a doença

Dâmaris Francine/SRS MOC
Mutirões de limpeza foram realizados no perímetro urbano e em comunidades rurais para evitar focos do Aedes aegypti
Mutirões de limpeza foram realizados no perímetro urbano e em comunidades rurais para evitar focos do Aedes aegypti

Em Verdelândia, município localizado no Norte de Minas, a 174 km de Montes Claros, a população está se mobilizando para combater a dengue. Desde o início do ano, a Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), por meio da Vigilância Epidemiológica da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros, vem realizando uma série de atividades de prevenção e controle dos focos do Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença.

Segundo o secretário Municipal de Saúde, Aylsson Macena Queiroz, em janeiro, o município registrou o menor índice de infestação do mosquito dos últimos quatro anos no período, mas é preciso um trabalho intenso para manter a situação sob controle. “O primeiro levantamento do ano apontou 2,37% de infestação e embora não seja o ideal preconizado pelo Ministério da Saúde, que prevê um índice de até 1%, foi o melhor registrado em Verdelândia nos últimos quatro anos nesta época”, explica.

Os levantamentos anteriores registraram, no mês de janeiro, índices de 2,60% (2009), 2,50% (2010) e 3,28% (2011). “No restante do ano, o índice de infestação gira em torno de 0,3%, aumentado apenas no verão. Para manter o controle, desde o segundo semestre do ano passado intensificamos as ações e a redução do índice demonstra que estão surtindo efeito”, avalia Queiroz.

O secretário conta ainda, que além dos focos que se formam nas poças d’água decorrentes das chuvas, os moradores do município também utilizam reservatórios e cisternas para captação de água de chuva para abastecimento, muitas vezes destampadas, que podem se tornar potenciais criadouros do mosquito.

“Para prevenir que o mosquito se instale nesses locais estamos disponibilizando aos moradores telas de proteção. Para os reservatórios de água que não são de consumo humano, o município disponibiliza peixes lebistes, que se alimentam de larvas, evitando a proliferação do mosquito”, diz Queiroz.

Mobilização

De 2007 a 2011, o município notificou 58 casos de dengue, sendo 42 confirmados como dengue clássico e 15 descartados. Segundo a educadora em Saúde, Dâmaris Francine, para prevenir a doença, o foco das ações no município é a mobilização social.

“Estamos mobilizando a população da área urbana e rural para que cada um faça sua parte. Durante todo o mês de janeiro, realizamos mutirão de limpeza no perímetro urbano e nas comunidades rurais de Cachoeirinha, Janaíba e Barreiro do Rio Verde, com participação dos agentes de endemias, agentes comunitários de saúde e de toda a comunidade”, ressalta.

Dâmaris diz que durante o mutirão foi recolhida uma quantidade significativa de lixo. “Mas vale ressaltar que foi menos que no ano passado, o que demonstra que a participação contínua da população e serviço de limpeza urbana efetivo são decisivos no trabalho de controle da dengue”, observa.

Além do mutirão de limpeza, a população também participou de palestras e recebeu orientações para evitar que o mosquito se instale em seus quintais e no local de trabalho. “Também foram realizadas visitas domiciliares, distribuição de sacos de lixos, materiais educativos e muito diálogo com os moradores, para que todos possam se envolver na guerra contra a dengue”, completa Dâmaris.

Fonte: Agência Minas

Publicado em 02/02/2012, em Anastasia, Antonio Anastasia, Choque de Gestão, Gestao Pública, Gestão, Gestão Eficiente, Gestão em Minas, Governo Antonio Anastasia, Governo de Minas e marcado como , , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. silvania pereira da silva

    eu queria saber qual empresa esta construindo um posto de saúde no corgão municipio de verdelãndia norte de minas porque não esta pagando os funcionarios so sei que os engenheiros são de montes claros .. quem sober por favor min responde

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: